Espetáculo de palhaçaria gratuito

Poderia ser um dia normal na vida da palhaça Tchuvis, se não fosse o aviso insistente para não sair de casa vindo do rádio, nos remetendo a um passado não muito distante em que vivemos o isolamento social. As aulas de fotografia on-line, aprender a tocar piano ou tornar-se uma sommelier de chás, na companhia do seu rádio e diante da impossibilidade de sair de casa, a protagonista enfrenta o tédio, o medo e a raiva, descobrindo novas habilidades – e bebendo muitos chás.

Apesar de parecer um tema recorrente, a experiência clownesca leva o espetáculo “Circulando” a outro nível de sensibilidade com a atriz Carla D’Ambroz, em sua primeira atuação solo. A catarse se completa ao longo da apresentação e provoca uma transformação diante da identificação de sentidos e emoções constituídos pelo período pandêmico. A própria construção da peça se deu em plena pandemia, com ensaios online e a aposta na ideia da insanidade, do isolamento, do desespero, dos dias todos iguais, da busca por algo em que se apoiar.

Circulando: uma peça sem sair do lugar. Seria esta uma peça sobre esperança? Solidão? Chás da tarde ao som de músicas inesquecíveis no seu programa favorito de rádio? Ou quem sabe apenas uma expurgação aliviante do isolamento para aqueles que assistem o que já se passou a partir do futuro?

O espetáculo “Circulando” estará em cinco cidades de Santa Catarina entre os meses de março e maio de 2024. As apresentações contam com acessibilidade em Libras e serão gratuitas com ingressos disponibilizados uma hora antes no local. Projeto contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023, da Fundação Catarinense de Cultura.

Serviço:

“Circulando”, espetáculo de palhaçaria do grupo Vergonha Alheia

Florianópolis: 01/03, 20h, Teatro da UBRO

Balneário Camboriú: 27/03, 14h, Teatro Bruno Nitz

Joinville: 26/04, 20h, CEU do Aventureiro

Lages: 03/05, 20h, Cine Teatro da Pracinha da Cultura (Praça do CEU)

Imbituba: 10/05, 20h, Teatro Usina

Espetáculo gratuito. Ingressos disponibilizados uma hora antes no local das apresentações.

 Foto: João Quinalha