Escolas estaduais preparam volta das atividades presenciais em regiões em amarelo no mapa da Saúde
A maioria das escolas da rede estadual segue elaborando o plano de contingência para garantir que o Apoio Pedagógico Presencial inicie com segurança para alunos e professores. O retorno das atividades presenciais está autorizado apenas nas escolas que estiverem em regiões em azul (risco moderado) e amarelo (risco alto) na matriz de risco para Covid-19 do Governo do Estado e tiverem o plano de contingência aprovado pelo Comitê Municipal.
Nas quatro regiões de Saúde em amarelo no mapa, distribuem-se 13 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), que respondem por 205 escolas estaduais com Ensino Médio e público alvo para frequentarem o Apoio Pedagógico Presencial ainda em 2020.
As 13 regionais de educação, que cobrem 107 municípios, concentram um universo de 14,5 mil alunos de 3º ano do Ensino Médio na rede estadual. Porém, o número de estudantes que deve retornar às atividades presenciais é menor. São 1.420 alunos com dificuldades de aprendizagem e que não participaram do ensino remoto, que foram identificados em cada unidade escolar. O 3º ano do Ensino Médio é o primeiro ano a retornar, conforme a escala estabelecida pela Diretoria de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (SED).
Data de referência e flexibilidade
Na última semana, CREs nas áreas em que atividades presenciais podem ser retomadas solicitaram à SED a flexibilização de datas para entrega dos planos de contingência das escolas, uma vez que a rede estadual tem o dia 19 de outubro como uma data referencial. As equipes técnico-administrativas das escolas encontram-se em formação e elaborando os planos, e, em algumas localidades, os próprios Comitês Municipais estão se estabelecendo. Paralelamente, as 1.065 escolas estaduais mantêm as atividades remotas para os mais de 525 mil alunos da rede estadual.
O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, explica que este é o momento de transição das ações em âmbito estadual para a individualização das ações por unidade escolar, com o suporte da SED.
“Devemos confiar na experiência e na responsabilidade de cada equipe escolar. Constatamos uma participação ampla, nesta logística inédita e complexa que desenvolvemos. Há uma série de regras que dependem do ritmo de cada escola, como a distribuição de turmas, a formação dos Comitês Municipais e as demandas de gestão de pessoas. Tudo isto vai devolver uma oportunidade aos alunos com mais dificuldades. A educação pública de Santa Catarina entra para a história pela proatividade e excelência na atuação nessa pandemia”, defende o secretário.
Primeira escola estadual com plano de contingência homologado
A Escola de Educação Básica Padre João Stolte, em Botuverá, na Regional de Brusque, foi a primeira da rede estadual a ter o plano de contingência aprovado, na última sexta-feira, 16. A gestão escolar realiza as últimas adequações para o retorno. Com o processo para chamada de professores admitidos em caráter temporário (ACTs) em andamento, a expectativa é que o Apoio Pedagógico Presencial comece nesta semana, para três turmas.
Em Rio do Sul, as escolas da Coordenadoria Regional estão recebendo orientações sobre o Plano Estadual de Contingência para a Educação (PlanCon) e concluindo o plano específico de cada unidade. Os próximos passos incluem o envio dos documentos para avaliação do Comitê Municipal e o processo seletivo para contratação de professores para lecionar o Apoio Pedagógico Presencial.
A situação é semelhante nas escolas da Coordenadoria Regional de Maravilha. Alguns municípios estão localizados em regiões amarelas (risco alto) na matriz de risco, mas os planos de contingência municipais ainda não estão concluídos e, consequentemente, os documentos das escolas também não. O trabalho é cuidadoso para que o retorno à sala de aula, que será feito com atividades de reforço na rede estadual, seja seguro para alunos, professores e todos os servidores nas escolas.
Confira a seguir os números da retomada das primeiras turmas nas escolas estaduais.
Regiões de Saúde em amarelo e as 13 CREs
Alto Vale do Itajaí: Ibirama, Ituporanga, Taió e Rio do Sul.
Médio Vale do Itajaí: Blumenau, Brusque e Timbó.
Oeste: Chapecó, Maravilha, Palmitos e Seara.
Xanxerê: Xanxerê e São Lourenço do Oeste.
Regiões em Amarelo
CRE Escolas Alunos 3º ano Quantos voltam
Alto Vale
Ibirama 21 593 17
Ituporanga 13 640 45
Taió 10 587 70
Rio do Sul 11 796 47
Médio Vale
Blumenau 27 3.247 365
Brusque 13 1.924 272
Timbó 12 1.239 50
Oeste
Chapecó 29 2.132 340
Maravilha 10 749 64
Palmitos 10 524 30
Seara 2 342 6
Xanxerê
São Lourenço do Oeste 12 538 23
Xanxerê 35 1.203 91
Total de escolas com 3º ano do EM nas 13 regiões: 205
Total de alunos no 3º ano do EM nas 13 regiões: 14.514
Alunos do 3o ano que devem retornar à escola nas 13 regiões: 1.420
*Unidades Escolares (UEs) e Unidades Descentralizadas (UDs), como os CEJAs.**Dados considerando alunos de 3º, 4º e 5º anos do Ensino Médio/Educação na Palma da Mão.
Imagens: Relatório reúne dados do público alvo de atividades presenciais em escolas estaduais de 13 regiões em amarelo no mapa / SED reprodução
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom