Entrevista: Arnaldo Antunes

Arnaldo Antunes inaugurou no dia 24 de maio, no Museu de Arte de Santa Catarina, sua exposição Palavra em Movimento, que tem a curadoria de Daniel Rangel e está sendo trazido pela produtora Studio de Ideias.

A mostra tem visitação gratuita e poderá ser vista até dois de julho, de terça a domingo, das 10h às 21h, no Museu de Arte de Santa Catarina – MASC (CIC). Mais informações e agendamento pelo telefone 3664-2633.

O artista veio pessoalmente para a montagem e abertura da mostra, que reúne trabalhos visuais produzidos ao longo dos 30 anos de carreira, com caligrafias, colagens, instalações e objetos poéticos, além de adesivos, banners, áudios e vídeos de trabalhos realizados nas últimas três décadas. É uma síntese da trajetória do artista vanguardista no circuito das artes visuais contemporâneas.

A palavra, seja falada, escrita, desenhada, fotografada, filmada, construída ou cantada, está no centro das atenções nesta mostra de Arnaldo Antunes, herdeiro da poesia concreta dos anos 1950, do rock and roll e do tropicalismo dos 1960 e 1970, da arte pop e do movimento punk dos anos 1980.  

“Trata-se de um artista do presente, que aborda temas atuais; conceitos políticos, comportamentais, ecológicos, espirituais e poéticos, para diversos públicos e em contato com diferentes mídias”, afirma Daniel Rangel.  

Em entrevista ao Jornal Trindade o multiartista, falou sobre a exposição e seus projetos.

JT: Como surgiu a ideia de fazer a exposição?

Daniel Rangel:  A ideia surgiu quando estávamos fazendo outra exposição menor, na galeria do rio. Naquela exposição, apareceu um convite do Centro cultural do correios de SP para fazer uma exposição, ele me convidou para fazer a curadoria, e como o espaço aqui em floripa era maior, teríamos que fazer uma exposição maior, ele falou: vamos fazer o que?, e quando começamos a ver, percebemos que ele tinha 30 anos de trabalho que nunca tinha sido mostrado juntos, a ideia foi de reunir trabalhos que ele tinha feito nos últimos 30 anos, no campo das artes visuais, mas que nunca tinha sido reunido numa única exposição.

JT: Tem algum trabalho em especial da exposição que você gosta mais?

Arnaldo:  Não gosto da ideia do preferir, são trabalhos que cada um tem uma importância por causa de um motivo, são varias fases, varias épocas, varias técnicas, mas o conjunto acaba fazendo uma certa coerência que faz a pessoa descobrir procedimento comuns de linguagens em diferentes suportes.

JT: Por que o nome da exposição Palavra em Movimento?

Arnaldo:  Porque têm sugestões de movimentos, primeiro tem o descolamento da palavra, muitas vezes você sai do seu contexto habitual do mundo e entra numa colagem, num vídeo, têm varias palavras que tem um deslocamento de sentido, a significação poética faz que ela se mova na compreensão das pessoas. Têm varias que tem movimento físico, paras as pessoas mexerem. Têm as caligráficas que tem o movimento do gesto com que foi feito, tem uma incorporação do rastro do gesto, tem o vídeo que insere o movimento na palavra escrita atrás de animações. Têm as letras que parecem sair da parede, em diferentes profundidades, a questão do movimento é abordada em diversas formas, dependendo do trabalho.

JT: Você é cantor, compositor, escritor, artista. Tem alguém que você goste mais?

Arnaldo:  Eu gosto de tudo que eu faço, são coisas que são completares, tudo que eu faço acaba envolve com a palavra, seja cantada, lida num livro, ou vista em um objeto ou vídeo, então tem este prazer de lidar com a significação poética, tudo que faço gosto muito, mas talver que eu mais goste fisicamente de estar é esta no palco e fazer shows. Mas tudo da um prazer muito grande em realização artística

JT: Além da exposição, você esta com algum outro projeto?

Arnaldo: Lancei esse mês um novo DVD, Ao Vivo em Lisboa. Ele foi gravado no final do ano passado, no Teatro São Luís, com participação de artistas portugueses. Gostaria de trazer a turnê do DVD até o final do ano para Floripa.

JT: Deixe um recado para os leitores e seus fãs.

Arnaldo: Venham ver a exposição Palavra em Movimento e espero estar no palco revendo você aqui com meu novo show que estamos lançando, espero voltar com o show em breve.