Educação propõe Novo Ensino Médio como tema de trabalho para o Proesde 2020 em SC

A Secretaria de Estado da Educação (SED) está fazendo uma ligação entre as atividades do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) e as demandas de implementação do Novo Ensino Médio em Santa Catarina, em 2020. Neste sábado, 9, o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, explicou, durante a aula inaugural on-line do Proesde, a importância da atuação das Instituições de Ensino Superior (IES) e da produção de seus bolsistas em ensino, pesquisa e extensão para o processo de implementação do Novo Ensino Médio. 

“Por meio da rede de instituições no Proesde, que provê a formação de talentos para a educação, compartilhamos nossos desafios de oferecer um Ensino Médio que responda às perguntas e aspirações do estudante e de reduzir problemas como evasão e baixo desempenho. Precisamos preparar os professores para este novo momento”, explica o secretário, Natalino Uggioni.

A webconferência deste sábado contou com a presença de mais de 800 alunos participantes do programa, que ofertou 2,3 mil bolsas em 2019, em cursos de licenciatura e graduação de áreas estratégicas para o desenvolvimento regional. São 14 IES envolvidas,com um R$ 31,6 milhões em 2020. A gestão é da Diretoria de Planejamento e Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (DIPE-SED).

Professores precisam de articulação por campos do saber

Como reforço ao tema de trabalho em 2020, os participantes assistiram a uma apresentação sobre planejamento integrado por área de conhecimento para o Novo Ensino Médio, ministrada pela Coordenadora da área na SED, Sirley Damian de Medeiros.

“O estabelecimento da Base Nacional Comum Curricular trouxe a premissa do trabalho integrado por áreas do conhecimento e integrou o currículo em formação geral e flexível. Neste contexto, colocar o planejamento por área do conhecimento como a mais ampla perspectiva é fundamental. Precisamos dessa articulação por campos do saber”, informa Sirley.

A aula inaugural foi organizada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), e também abordou o tema “Educação 4.0 – O Uso das tecnologias digitais na prática pedagógica”, em palestra do professor Rodrigo Levi Rufca, integrante do Laboratório de Inovação e Tecnologia na Educação (LITE-Univali).