Curta de SC é selecionado para integrar coletânea internacional

 O setor audiovisual catarinense, que movimenta a economia e leva o nome do estado para todo o Brasil, está conquistando espaços internacionais. Prova disso é a seleção do curta O Amigo do Meu Tio, uma coprodução entre a Cia La Vaca e a Vinil Filmes de Florianópolis, para integrar a coletânea europeia Boys on Film 23: Dangerous To Know da Peccadillo Pictures. O lançamento mundial do material produzido pela Peccadillo e que conta com um filme estrelado por Zachary Quinto, será no dia 24 de julho.

O documentário de Renato Turnes e Vicente Concilio, dirigido e editado por Renato Turnes e com trilha sonora original de Hedra Rockenbach, foi produzido durante a pandemia, em 2021, e apresenta em 8 minutos o primeiro amor de Vicente documentado pela câmera VHS do seu pai.

O Amigo do Meu Tio, que já participou de festivais nacionais importantes como o Cine Ceará e o Mix Brasil, onde recebeu o Prêmio Canal Brasil de Curtas e passou a integrar a programação do canal, é o único filme da América Latina que foi selecionado para a edição 2023 da coletânea europeia. Além do documentário catarinense, que retrata a história de infância de uma criança LGBTQIA+, estão na lista filmes produzidos na Bélgica, Estados Unidos, Hungria, Geórgia, Israel, Noruega e Reino Unido.

Para Milena Moraes, que divide a produção do filme com Loli Menezes, essa é uma grande conquista no que diz respeito à difusão da produção audiovisual do estado de Santa Catarina.

“Ainda que O Amigo do Meu Tio tenha sido produzido inteiramente com recursos próprios, há, graças a articulação da classe com o setor público, grande preocupação com o fomento da produção audiovisual brasileira, que é riquíssima em diversidade e uma das que mais movimenta a economia criativa do país. É fundamental pensar em como escoar essa produção de maneira estratégica e investir na difusão do que produzimos por aqui”, destaca Milena.

A edição 2023 da coletânea, que sai anualmente desde 2009, tem aproximadamente 160 minutos e estará disponível em DVD, Blu-ray e ainda no Prime Video, BFI Player e Peccadillo On Demand.

Link teaser do Documentário O Amigo do Meu Tio:

https://www.youtube.com/watch?v=QKJx7U8cKkY

 

Foto: crédito Luiz Pio Concilio