Comida di Buteco 2023 revela o campeão do circuito de Florianópolis

Após 23 dias de concurso, o Comida di Buteco revelou os três primeiros colocados na 5ª edição do concurso na Grande Florianópolis, em 2023. O evento da premiação ocorreu no Hotel Mercure, na Capital, e contou com a presença dos representantes de cada boteco, jurados, patrocinadores, imprensa e apoiadores. 

O primeiro colocado do concurso foi o Botequim das Flores localizado no Sambaqui, em Florianópolis. Completando o pódio, o segundo lugar foi conquistado pelo Bendito Boteco localizado na Pedra Branca, em Palhoça, e a terceira colocação ficou com o Nacanoa Oyster Bar, localizado no Ribeirão da Ilha, na Capital. O bar campeão representará a região no concurso nacional que elegerá o melhor boteco do Brasil em uma cerimônia especial no mês de julho.

Elisa da Cruz, sócia do Botequim das Flores, não precisou tirar a faixa de campeã, em todas as edições que participou, não saiu do pódio, logo na estreia já ficou em terceiro lugar, em 2021 ficou em segundo, ano passado ficou em primeiro, e desta vez levou o bicampeonato para Sambaqui. “Esse ano nós participamos com muita garra e vontade do concurso, eu era a primeira a chegar e a última a sair do restaurante, foi bem cansativo. Estávamos muito confiantes com o nosso petisco e com o atendimento, e tivemos um feedback positivo dos clientes que frequentaram o restaurante. Foi muito gratificante”, conta. 

Os 26 participantes receberam a visita do público e dos jurados, que votaram e elegeram o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. Na segunda etapa, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, visita os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias. Cada campeão recebe três jurados, e então é eleito o melhor boteco do Brasil, que será conhecido e premiado em uma cerimônia especial, no mês de julho.

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade promocional da extinta Rádio Geraes FM, feita para resgatar botecos familiares e a cozinha local. Hoje, o concurso é feito em todo o país e  realizado em abril, simultaneamente em todas as cidades, demarcando esse período do ano como o mês de comemorar a cultura de buteco no Brasil. 

Fotos: José Somensi