CASAN conclui sistema de bombeamento emergencial na Lagoa da Conceição

A CASAN previa concluir até a meia-noite desta sexta-feira, 18, a instalação do sistema de bombeamento destinado a transportar excesso de água da chuva na Lagoa de Evapoinfiltração, que recebe o efluente depurado na estação de Tratamento de Esgoto Lagoa da Conceição. A medida, proposta terça-feira, 15, pela Companhia e aceita quinta-feira, 17, pelo órgão ambiental do município, foi adotada diante da previsão de fortes chuvas para o fim de semana, superiores a 100 milímetros, segundo alguns modelos meteorológicos.

A complexa instalação, que precisou do apoio de helicóptero para transportar os equipamentos até a região das dunas e assim respeitar a área de preservação ambiental, teve início tão logo a Floram deu aval à solicitação da CASAN, perto do meio-dia de quinta-feira, 17.

Os engenheiros e técnicos estão trabalhando sem interrupção, inclusive varando a madrugada, para colocar o equipamento em condições de operação. “Esta rede será utilizada nos momentos em que a intensidade pluviométrica estiver contribuindo para a elevação da cota do nível de operação da lagoa”, explicou o engenheiro Joel Horstmann, coordenador da operação.

Força-tarefa

Uma série de outras medidas foi colocada em prática pela Companhia, conforme a presidente Roberta Maas dos Anjos e o engenheiro Alexandre Trevisan expuseram aos participantes de reunião realizada no final da tarde desta sexta-feira, com a participação de representantes da Casa Civil do Governo do Estado, Prefeitura Municipal, Floram, Defesa Civil do Município e do Estado e do Instituto do Meio Ambiente (IMA), força-tarefa criada devido à previsão de chuvas intensas.

Roberta Maas relatou como a Companhia está fazendo o monitoramento permanente da área e detalhou todas as medidas implementadas para dar tranquilidade e acolhimento aos moradores da Servidão Manoel Luiz Duarte, afetados pelo deslizamento da lagoa em janeiro. O engenheiro Trevisan relatou os reforços nas estruturas recuperadas e, ao detalhar os níveis de cotas e volumes da lagoa artificial, mostrou os números que a CASAN considera limites, “em níveis ainda bem distantes de serem alcançados”, garantiu.

Ao agradecer o comentário do secretário Municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga, que falou em união das instituições “em prol da segurança dos moradores e do meio ambiente”, o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto, defendeu a gestão integrada da região da Lagoa da Conceição, incluindo cuidados com drenagens, ações assistenciais permanentes e inúmeras outras medidas. “Há uma tendência de sempre voltar o foco das responsabilidades na CASAN, mas temos de nos preocupar com a gestão como um todo da região, em momentos distantes das situações de risco”, sugeriu. “Há uma excessiva penalização da Companhia, mas a médio e longo prazo há outras atribuições que têm de ser lembradas”, complementou.

Fotos: Divulgação/CASAN