Aresc autoriza atualização da margem da SCGÁS
A partir do próximo sábado (5), as tarifas de gás natural praticadas ao mercado catarinense terão reajuste em função da atualização da parcela de margem da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS). A medida foi autorizada pela Agência de Regulação de Serviços Públicos de SC (Aresc), por meio da resolução 164, de 31 de julho.
A atualização anual da margem faz parte das regras regulatórias previstas no contrato de concessão. Essa alteração permite que a SCGÁS promova investimentos na expansão da rede de distribuição, bem como mantenha a operação do sistema e os serviços dentro dos níveis de excelência.
O reajuste autorizado para a margem de distribuição é diferente do reajuste sobre a aquisição do gás natural. Essa permissão é voltada a viabilizar investimentos e custos operacionais. Já o cálculo sobre a aquisição leva em conta o preço do gás pago pela distribuidora à Petrobras, atual supridora do insumo.
Considerando os reajustes aplicados em 2020, as tarifas de gás natural em Santa Catarina estão com efeito médio acumulado de queda de -8,34%. Com isso, o Estado permanece com uma das tarifas mais competitivas do país.
Veja o impacto médio previsto por segmento:
Industrial : +0,68%
Comercial : +2,01%
Veicular : +0,74%
Residencial : +2,31%
Cogeração Industrial : +0,66%
Cogeração Comercial : +0,66%
Termoelétrico : +0,19%
Matéria Prima Industrial : +0,66%
Efeito Médio Combinado: +0,70%
Foto: Divulgação SCGAS