Agosto Dourado com ciclo de palestras gratuitas sobre amamentação

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) promoverá no dia 4 de agosto, às 13h30, ciclo de palestras e mesa-redonda sobre a importância da amamentação para a saúde do bebê e da mulher. O evento marca o Agosto Dourado, com atividades organizadas pela Comissão de Acompanhamento da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, na Semana Mundial de Aleitamento Materno que acontece no início de agosto.

O evento vai acontecer das 13h30 às 17h30 no auditório do HU-UFSC e poderá ser assistido por videoconferência. Além das palestras com especialistas, haverá debate com os presentes, depoimentos de gestantes e mães e apresentação musical no encerramento.

A mesa de debates é voltada para profissionais da rede básica de saúde, da atenção terciária, gestantes, mães, pais, companheiros e companheiras, familiares, residentes e alunos da área da saúde, além de todos os interessados no assunto. 

Programação do ciclo de palestras:

13h45: “Fortalecendo a amamentação através da educação/informação: a nutrição nos primeiros mil dias do bebê”, com a professora do departamento de Pediatria da UFSC, Maria Marlene de Souza Pires.

14h45: “Formando uma cadeia de calor: protagonistas do sistema de saúde e comunidade”, com a assistente social Maria do Rosário de Lima Oliveira. Em seguida, haverá depoimentos sobre a atuação dos protagonistas da cadeia de calor nos diferentes espaços, mediado pela enfermeira Isabel Maliska. 

15h45: Palestra sobre o papel das maternidades, com a técnica de enfermagem Andrea Maria Matos Dias.

16h: Palestra sobre o papel da atenção básica, com a enfermeira Raquel Vicentina Gomes de Oliveira Silva.

16h15: Palestra sobre o papel da comunidade na cadeia de calor, com Maria Valenza, voluntária da comunidade da Trindade.

Em seguida, acontecerão o debate, exposição de depoimentos de mulheres e finalização com apresentação musical com Renata Oliveira. 

Por: Assessoria de Comunicação UFSC

Foto: HU/UFSC