4 de novembro de 2025

FITA 2025: Espetáculos de teatro de animação gratuito

Edith and Me_Yael Rasooly1

O 15º Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA) traz apresentações, oficinas e debates sobre arte, tecnologia, meio ambiente e acessibilidade. Tudo com entrada gratuita.

Florianópolis vive uma semana de intensa programação cultural com o 15º FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação, um dos eventos mais importantes do gênero no Sul do país.

Depois de uma abertura lotada no Teatro Ademir Rosa (CIC), o festival segue até 8 de novembro com 13 espetáculos, atividades formativas e diálogos com artistas. Todas as atrações são gratuitas, com ingressos disponíveis pelo Sympla ou nos locais das apresentações.

Teatro, acessibilidade e inovação

Apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, o festival deste ano destaca o diálogo entre o teatro de animação, a acessibilidade, o meio ambiente e a tecnologia.

A programação inclui grupos de Santa Catarina, Ceará e Rio de Janeiro, além de duas estreias internacionais no Brasil.

A proposta é incentivar o pensamento crítico e o olhar artístico sobre temas urgentes da atualidade.

Programação desta terça (4) em Florianópolis

A cidade recebe nesta terça-feira, 4 de novembro, espetáculos em diferentes pontos culturais.
Confira os destaques do dia:

Teatro Ademir Rosa (CIC)
Espetáculo: Azul
Horários: 10h (sessão acessível em Libras) e 15h (sessão com audiodescrição).

Praça Santos Dumont
Espetáculo: Laborioso Contato: um palhaço anuncia o fim do mundo
Horário: 15h.

Igrejinha da UFSC
Interlocuções Artísticas: Meio ambiente e Teatro de Animação
Horário: 20h.

Atividades formativas e debates

Além das apresentações, o FITA oferece oficinas, bate-papos e o Diálogos Petrobras, espaço que promove encontros entre artistas, pesquisadores e o público.

Essas ações exploram temas como tecnologia aplicada à cena, produção sustentável e inclusão na arte.

Programação até o fim de semana

O festival segue com atrações diárias até sábado, 8 de novembro.
Entre os destaques dos próximos dias estão:

Quarta (5/11) – Espetáculo Amazônia, um olhar sobre a floresta, no Teatro Ademir Rosa (10h e 15h).

Quinta (6/11)Iara – o encanto das águas, no Teatro Álvaro de Carvalho, e oficina de máscaras para o público surdo na Igrejinha da UFSC.

Sexta (7/11)A Última Invenção, no TAC, às 20h.

Sábado (8/11)Variette White, encerrando o festival, também no TAC, às 20h.

Os ingressos são gratuitos, com retirada pelo site www.fitafloripa.com.br ou uma hora antes das sessões.

Sobre o FITA

Criado há 15 anos, o Festival Internacional de Teatro de Animação consolidou-se como referência nacional na valorização do teatro visual, de bonecos e máscaras.

O evento promove o intercâmbio entre artistas brasileiros e estrangeiros, amplia o acesso à cultura e reforça o papel da arte como espaço de reflexão e transformação social.

Serviço – 15º FITA em Florianópolis

De 2 a 8 de novembro de 2025
Teatros Ademir Rosa (CIC), Álvaro de Carvalho (TAC), Igrejinha da UFSC e outros espaços
Entrada gratuita
Ingressos: www.fitafloripa.com.br