“Livro Memória, Legado e Resistência” celebra 50 anos da Acap em Florianópolis
O livro “Memória, Legado e Resistência – 50 Anos da Associação Catarinense de Artistas Plásticos” será lançado neste sábado, 8 de novembro, às 15h, no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis.
A publicação bilíngue revisita a trajetória da Acap (Associação Catarinense de Artistas Plásticos), que completa meio século em 2025.
Assinada pela jornalista Néri Pedroso, com participação da autora convidada Francine Goudel, a obra recupera a história da entidade fundada por oito ícones da arte catarinense: Eli Heil, Franklin Cascaes, Martinho de Haro, Max Moura, Ernesto Meyer Filho, Pedro Paulo Vecchietti, Rodrigo de Haro e Vera Sabino.
O livro reúne registros, documentos, cartas e fotografias que contam como a associação moldou o cenário das artes visuais em Santa Catarina.
Estrutura e conteúdo da obra
Com 142 páginas, formato 20×20 cm e edição bilíngue em português e inglês, o “Livro Memória, Legado e Resistência” tem tradução de Samantha Hoffmann, revisão de Denize Gonzaga e projeto gráfico de Júlia Steffen.
Dividido em cinco capítulos, apresenta temas como a gênese da Acap, a circulação da arte catarinense e a autonomia dos artistas.
O último capítulo, assinado por Francine Goudel, analisa o papel da associação na consolidação da arte em Santa Catarina. A obra também inclui uma galeria com todos os presidentes, a diretoria atual e os 47 associados ativos.
Comemorações e exposições dos 50 anos
O lançamento do livro integra a série de ações comemorativas dos 50 anos da Acap. Em 2025, a associação realiza seis exposições em homenagem aos fundadores, com curadoria de Meg Roussenq e Anna Moraes.
Sobre a autora
Néri Pedroso é jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) e atua em Florianópolis desde 1988.Reconhecida pelo trabalho no jornalismo cultural, foi editora dos cadernos Anexo, Plural e Mosaico, e é autora de livros sobre arte e memória coletiva.
Serviço – Lançamento do “Livro Memória, Legado e Resistência”
Data: 8 de novembro de 2025
Horário: 15h
Local: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação
Endereço: Rua Desembargador Pedro Silva, 2.568 – Coqueiros, Florianópolis
Entrada: Gratuita
Próximas exposições da ACAP
Museu Victor Meirelles
“Movências: Ressignificação dos Oito Fundadores da Acap: Eli Heil, Franklin Cascaes, Martinho de Haro, Max Moura, Ernesto Meyer Filho, Pedro Paulo Vecchietti, Rodrigo de Haro e Vera Sabino”.
Quando: de 19/11/2025 a 31/1/2026
Mesc (Museu da Escola Catarinense)
“Coletoras: Ressignificação de Eli Heil e Vera Sabino”
Quando: de 5/12/2025 a 31/1/2026
Para acompanhar a Acap:
Site: https://www.acap-art-sc.com/
Instagram: @acap.art.br
Foto: Tesoureiro Onildo Borba, produtora Júlia Steffen, jornalista Néri Pedroso, curadora Meg Roussenq, vice-presidente Maria Esmênia e presidente Gelsyr Ruiz – Mario Oliveira Fotografia
