Tournée AF estreia com show gratuito da francesa Camille Bertault

Uma das mais importantes vozes do jazz europeu, a francesa Camille Bertault é convidada para a estreia da Tournée AF | Première Édition entre os dias 4 e 7 de abril. O projeto realizado pela Aliança Francesa da Capital levará para quatro cidades — Florianópolis, Blumenau, Criciúma e Joinville — espetáculos de música, dança e cine-concerto. Serão oito atrações diferentes a cada mês até o final de 2024. Todas as apresentações são gratuitas e terão tradução em LIBRAS e audiodescrição ao vivo.

Em Florianópolis, a Tournée AF | Première Édition será no sábado (6), às 20h30, no Multi Open Shopping. Camille Bertault fará o lançamento no Brasil de seu quinto álbum, Bonjour Mon Amour. Ela vem acompanhada do trompetista francês Julien Alour e, por aqui, contará com um trio formado por nomes importantes da cena instrumental do Estado: Tiê Pereira (contrabaixo), Edilson Tatu ( piano elétrico) e Rodrigo Porciuncula (bateria/percussão).

Aos 37 anos e três indicações ao Victoires du Jazz, uma das mais importantes premiações do jazz na Europa, Camille vem de uma formação em piano clássico e estudos sobre teatro e dança. Inspirada pelo pai que é amante do jazz, começou a estudar esse estilo no Conservatório de Paris. Em 2016 lançou o primeiro disco, En Vie, pela gravadora nova-iorquina Sunnyside. Em seu quinto trabalho, a artista apresenta composições que exploram diferentes estilos e conectam o clássico e o jazz.

Intercâmbio entre Brasil e França e fomento à cultura em SC

Iniciativa da Aliança Francesa de Florianópolis (AFF), a Tournée AF tem o propósito de proporcionar o intercâmbio entre artistas do Brasil e da França, além de seguir contribuindo para o fomento da cena cultural catarinense.

Na Capital, a AF já é reconhecida pelo investimento em projetos de música, cinema, teatro e artes visuais. “As Alianças Francesas não oferecem apenas cursos de língua. Somos também um centro cultural que oportunizam encontros com as culturas francófonas e intercâmbio com a produção brasileira”, explica Marilyn Pellicant, diretora da Aliança Francesa Florianópolis.

Em 2023, além de projetos já consolidados na Capital, como o Sexta Jazz AF (que este ano está na 11ª temporada), a AFF expande ao propor um um circuito pelo estado em parceria com a Aliança Francesa de Joinville.  “É uma iniciativa muito simbólica, porque algumas cidades do interior acabam ficando de fora da rota de grandes eventos culturais.  A Tournée AF é uma oportunidade de apresentar artistas de fora e de proporcionar o conhecimento de  diferentes manifestações artísticas e culturais”, diz Pellicant.

Para o músico Tiê Pereira,  que atua como curador musical do novo projeto, a Tournée AF tem também um caráter didático. “A exemplo do Sexta Jazz AF, em que sempre apresentamos artistas muito importantes e que foram relevantes para o jazz mundial. E o público responde bem, passa a conhecer e curtir outros estilos”, diz Pereira.

Vale ainda destacar que cada apresentação terá vagas reservadas para ONGs que trabalham com comunidades em vulnerabilidade social. Será oferecido transporte gratuito para grupos organizados pelos parceiros.

A Tournée AF – Première Édition é um projeto cultural realizado pela Aliança Francesa de Florianópolis, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. O Tournée AF – Première Édition conta com o incentivo da Celesc.

Programação Abril de 2024

Tournée AF | Première édition apresenta: Camille Bertault | Florianópolis
Quando:  sábado, 6 de abril de 2024, às 20h30
Onde:  Multi Open Shopping (Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339 – Rio Tavares, Florianópolis)

Gratuito

Classificação livre
Recursos de LIBRAS e audiodescrição ao vivo