12 de abril de 2026

Roda Riso faz espetáculos gratuitos pelo estado

Foto Wally Moraes

Projeto itinerante de palhaçaria passa por São José, Palhoça e Florianópolis; além disso, programação segue até setembro em todo o estado

A dupla de palhaços Roda Riso inicia, em abril, a segunda edição do projeto “Roda Riso por Santa Catarina”. Ao todo, serão 100 apresentações gratuitas em 17 cidades. Além disso, a programação percorre todas as seis mesorregiões do estado até setembro.

Na Grande Florianópolis, o público poderá assistir aos espetáculos em São José, Palhoça e Florianópolis. Ao mesmo tempo, o projeto também realiza sessões em escolas públicas. Assim, a iniciativa amplia o acesso à cultura para crianças de regiões mais afastadas.

Espetáculos gratuitos ampliam acesso à cultura

As apresentações têm classificação livre. Dessa forma, o projeto busca democratizar o acesso à arte. Principalmente, o foco está em estudantes da rede pública.

Além disso, a agenda inclui atividades fechadas em escolas. Por outro lado, também há sessões abertas ao público geral.

Para esta edição, a dupla selecionou cinco espetáculos do repertório:

  • Lá Vem a Bonita! – intervenção de rua com os dois artistas
  • O Presente – solo sem falas do palhaço Billy
  • A Bruxa do Cabelo Branco – contação de histórias
  • O Saco Velho de Batatas – narrativa sobre reinvenção
  • O Gigante – história sobre transformação

 Projeto aposta em arte itinerante e impacto social

Os artistas viajam em uma casa sobre rodas. Assim, levam a palhaçaria para diferentes cidades. Mais do que entretenimento, o projeto busca transformação social por meio da arte.

Segundo os idealizadores, a iniciativa pretende inspirar o público. Além disso, estimula criatividade, empatia e novas formas de ver o mundo.

Na primeira edição, em 2024, o projeto percorreu 10 cidades. Ao todo, alcançou cerca de 1,5 mil pessoas. Agora, a meta é atingir 10 mil espectadores diretos. Além disso, o impacto indireto pode chegar a mais de 2 milhões de pessoas.

 Quem realiza o projeto

O Roda Riso é criado por Greice Miotello (palhaça Gretta) e Allan Ortega (palhaço Billy). Nesta edição, eles contam com reforços de artistas da Traço Cia.

Além disso, o projeto é viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC). Dessa forma, conta com aprovação da Fundação Catarinense de Cultura e apoio de empresas parceiras.

Programação aberta ao público na Grande Florianópolis

Palhoça

  • 19 de abril, 15h – Lá Vem a Bonita!
  • Local: Passeio Pedra Branca

Florianópolis

  • 25 de abril, 15h30 – Lá Vem a Bonita!
  • Local: Cabeceira da Ponte Hercílio Luz

São José

  • 3 de maio, 16h30 – Lá Vem a Bonita!
  • Local: Praça Hercílio Luz
  • 6 de maio, 10h e 14h – O Presente
  • Local: Teatro Adolpho Mello