18 de abril de 2026

Projeto de Jeferson Della Rocca leva música erudita gratuita a alunos

ORQUESTRAL-17

O Programa Estadual de Formação de Plateia para a Música Erudita, liderado pelo maestro Jeferson Della Rocca, alcança metade das apresentações previstas em Santa Catarina nesta terça-feira (15).

O 30º encontro será realizado às 10h30, na EBM Professora Neuza Paula da Silveira, reunindo estudantes em mais uma ação gratuita de formação musical.

Ao longo de 2026, o programa prevê 60 encontros em escolas públicas do estado. Desde fevereiro, a iniciativa já passou por cidades como Alfredo Wagner, Santo Amaro da Imperatriz, Angelina, Palhoça, Garopaba, Biguaçu e Florianópolis.

Além disso, os encontros promovem experiências de escuta ativa e aprendizado musical, aproximando crianças e jovens da música erudita.

Aulas combinam teoria e prática

As atividades têm cerca de uma hora de duração e contam com a participação de um quarteto de cordas. Durante os encontros, os estudantes acompanham explicações sobre instrumentos, interpretação e fundamentos da música clássica.

A professora Sheyla Yassue Yatsugafu também integra o projeto, contribuindo com a abordagem didática.

Assim, a proposta busca democratizar o acesso à música erudita e formar novas plateias no estado.

Serviço

O quê: Programa Estadual de Formação de Plateia para a Música Erudita
Quando: 15 de abril de 2026, às 10h30
Onde: EBM Professora Neuza Paula da Silveira – Ingleses do Rio Vermelho, Florianópolis (SC)
Responsável: Maestro Jeferson Della Rocca

Foto: Paulo Borges