Praia do Rosa: sexta edição do Del Vino alia alta gastronomia à milenar arte dos vinhos lusitanos

O evento enogastronômico, que acontece entre os dias 3 e 11 de agosto, reunirá renomados restaurantes com o tema “Vinhos de Portugal”

Tuliana Rosa/Assessoria de Imprensa

Considerada uma das 30 baías mais belas do mundo, a Praia do Rosa será, pelo 6º ano consecutivo, o pano de fundo em mais uma edição do Festival Del Vino. Com iniciativa da Associação Empresarial de Imbituba (ACIM) – Núcleo Gastronômico Praia do Rosa, o evento acontece entre os dias 03 e 11 de agosto e contará com a participação de sete renomados restaurantes locais.

Um dos principais destinos turísticos no verão, a Praia do Rosa tem se consolidado também como grande atrativo no inverno, além da temporada de observação das Baleias Francas, que acontece entre os meses julho e novembro – onde escolhem as águas quentes do litoral sul catarinenses para se reproduzir e amamentar – atrai milhares de turistas para apreciar a cultura e a boa gastronomia.

Para a empresária Fernanda Khalil, proprietária do restaurante Refúgio do Pescador e uma das organizadoras do evento, o festival tem se mostrado importante para toda a economia local. “A Praia do Rosa é uma das mais visitadas do Brasil durante o verão, mas é no inverno que a região apresenta uma peculiaridade: a observação de baleias. O Del Vino vem como mais uma opção de programação para o visitante, movimentando direta e indiretamente todo o município e também a região na baixa temporada”, avalia.

 “Vinhos de Portugal”

O Del Vino promove uma experiência enogastronômica única, onde cada restaurante desenvolve seu evento, oferecendo menus harmonizados. Com o tema deste ano, os estabelecimentos terão no cardápio rótulos lusitanos para compor os pratos oferecidos durante o festival.

Regina Pedreira, proprietária do Bistrô Pedra da Vigia e uma das organizadoras do evento, explica a escolha do tema deste ano como uma referência à história dos próprios brasileiros. “O vinho de Portugal é mais antigo que a própria nação. O vinho se desenvolveu muito, até se tornar uma característica cultural do país que viria a se tornar o “pai” do Brasil”, revela.

Apesar de ser um dos menores países da Europa, Portugal é um dos mais importantes produtores de uvas e vinhos do mundo. Conhecidos mundialmente por seus vinhos tradicionais e por cultivar mais de 250 tipos de uvas, os portugueses trazem muita personalidade aos rótulos lusitanos, sendo muito apreciados no mundo todo, inclusive aqui no Brasil.

“Nos anos anteriores tivemos a participação de diversas vinícolas brasileiras. A vitivinicultura no Brasil tem se destacado por sua criatividade e originalidade. Nossos rótulos são recheados de cultura, tipicidade, além de aromas e sabores próprios.

História

Quando as grandes navegações começaram no século XVI, a cultura de cultivo das uvas eprodução dos vinhos já estava totalmente estabelecida em Portugal, e por essa razão, o vinho era tão ou mais consumido do que a própria água nas embarcações que deixavam os portos lusitanos.

Sempre que um navio saía em busca de novas terras para explorar, osportugueses estocavam grandes quantidades de vinhos no porão. A bebida ficava em pipas de madeira com cerca de 500 litros, já que naquela época osvinhos ainda não eram engarrafados. Esses vinhos eram muito utilizados para que os membros da igreja pudessem rezar missas e catequizar os povos colonizados.

O primeiro vinho a desembarcar no Brasil veio do Alentejo e era chamado de Pera Manca. Já em 1808, com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, desembarcaram muitos outros rótulos de vinhos portugueses. Daí em diante, o consumo do vinho aumentou consideravelmente entre a população brasileira.

Hoje em dia o maior consumo de vinhos de Portugal é feito na América do Norte, em seguida vem o Brasil. Isso nos mostra que mesmo com o passar do tempo, esses rótulos continuam fazendo muito sucesso em terras brasileiras.

Abertura

Pela segunda vez, o Del Vino terá em sua programação uma festa oficial de abertura. O Beleza Pura Cosmic Bar, tem um conceito único, misturando universos diferentes e integrando pessoas do mundo todo.

O evento acontece no dia 02, a partir das 22 horas, com apresentação da banda Congah, de Florianópolis, que tem conquistado espaço no cenário musical catarinense com apresentações no circuito Lagoa da Conceição com o recente lançamento do primeiro videoclipe oficial, “Perto de Você”.

A Banda Congah surgiu do projeto Marleys Live, que ficou conhecido após diversas apresentações do show Marley In Camerata, em parceria com a Camerata Florianópolis para execução de clássicos do rei do reggae, Bob Marley.  Já abriu show importantes como Alpha Blondy, Dezarie, The Congos e Dazaranha.

Além disso, o Beleza Pura Bistrô, localizado no deck da Fazenda Verde, fará uma participação especial entre o hall dos estabelecimentos participantes,

Informações sobre ingressos e reservas pelo telefone ou whatsapp número (48) 99164-8787.

Restaurantes participantes:

Bistrô Pedra da Vigia

Jantar Harmonizado com vinhos Portugueses

09 de Agosto – Sexta – 20h

Reservas: 48 3355 6247 – 48 999 827 112

Refúgio do Pescador

Fondue do Refúgio Harmonizado com vinhos do Alentejo

Vinícola Carmim “Terras Del Rei” – Branco ou Tinto

03 a 10 de Agosto

Reservas: 48 3356 6020 – 48 993 880 795

Lua Marinha

Uma Noite Portuguesa de Portugal

03 de Agosto – Sábado

Reservas: 48 3354 0613

Chef Cacá Borges

Viagem à Lisboa

03 de Agosto – Sábado

Reservas: 48 991 661 482

 Tigre Asiático

Porto Fino Jantar Harmonizado

09 de Agosto – Sexta – 19:30h

Reservas: 48 999 704 557

Engenho do Mar

Almoço Harmonizado com Vinhos Portugueses

10 de Agosto – Sábado

Reservas: 48 999 437 999

GOEN 

Viagem cultural entre Coréia, China, Japão e Portugal.

03 a 10 de Agosto – 19h

Reservas: 48 3355 7256 – 48 998 480 298

Beleza Pura Bistrô – “participação especial”

03 a 11 de agosto – das 11 às 19 horas

Reservas: 48 99101 7393

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.praiadorosa.imb.br.