O Kattamaram IV oferece luxo e conforto em passeios pela Baía Beira-Mar Norte de Florianópolis

O Kattamaram IV, foi construído no estaleiro de Navegantes/SC, e foi inaugurado no 15 de junho em Florianópolis. A embarcação, conta com três andares e capacidade para 450 pessoas, oferece conforto e decoração luxuosa. O Kattamaram IV navegará na Beira-Mar Norte, passando pelas ilhas de Ratones Grandes e pelas icônicas Pontes Pedro Ivo e Hercílio Luz, que se destacam com suas luzes, transformando Florianópolis em um verdadeiro cartão postal.

Este é o segundo empreendimento da empresa paranaense Três Fronteiras Navegação e Turismo, que busca fortalecer o turismo em Santa Catarina, oferecendo mais opções de passeios e atrativos turístico na Ilha da magia. “Nosso objetivo é oferecer mais opções de passeios para atrair turistas e impulsionar a economia, além de gerar empregos e rendas para a população local”, anuncia o diretor geral do Grupo Macuco, Ademir Fernandes.

A empresa paranaense Três Fronteiras Navegação e Turismo opera outras duas embarcações semelhantes, com capacidade para até 250 pessoas cada. Uma dessas embarcações já realiza passeios na Beira-Mar Norte de Florianópolis desde fevereiro de 2023. A outra navega há sete anos pelos rios Iguaçu e Paraná, na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, com três saídas diárias a partir do porto de Foz do Iguaçu.

Construção do Kattamaram IV

A embarcação que vai navegar nas águas de Florianópolis, conta três andares, restaurantes, decks, bares, cozinha, banheiros e uma sala de emergência. O Kattamaram IV é projetado para oferecer conforto, segurança e uma decoração luxuosa para oportunizar a realização de eventos, sejam sociais ou corporativos.

A construção da embarcação durou um ano e meio e foi construído no estaleiro da empresa em Navegantes, cidades a Florianópolis. Desde o começo, a obra gerou cerca de 500 empregos diretos e indiretos e após a montagem, que foi em terra, o Katamaram IV passou por verificações navais antes de ser lançado na água. “A embarcação passou por vistorias flutuante para medir a estabilidade e o peso limite da embarcação”, explicou o engenheiro naval Antônio Gamboa Jr.

A última etapa antes da navegação foi a vistoria da Marinha Brasileira, que verifica coletes salva-vidas, extintores e equipamentos de navegação, além de definir o número de tripulantes. Inicialmente, um documento provisório permite a navegação, seguido pela licença permanente.

Turismo em santa Catarina

Santa Catarina recebeu 2,9 milhões de turistas entre dezembro de 2023 e março de 2024. O número superou as estimativas, que previam cerca de 2,8 milhões de visitantes. Em todo o estado, o número total foi aproximadamente 12,9 milhões de visitantes, impulsionando significativamente toda a economia turística local.

Santa Catarina se destaca por seus destinos turísticos de grande procura e sua localização estratégica. O Estado é servido por sete aeroportos e três píeres turísticos, além de fazer fronteira terrestre com a Argentina. A BR-101 percorre todo o litoral catarinense, e as cidades são interligadas por 134 rodoviárias, facilitando o acesso e a circulação de turistas. Esses pontos de entrada foram cruciais para o aumento do fluxo de visitantes ao Estado em 2023.