FITA 2025: Espetáculos e debates gratuitos
O 15º Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA) será realizado de 1º a 8 de novembro em Florianópolis, Canelinha, Imbituba e Nova Veneza. Apresentado pelo Ministério da Cultura e Petrobras, e o evento é referência na cena artística do Sul do Brasil e destaca temas como meio ambiente, acessibilidade e tecnologia.
A programação inclui 13 espetáculos, sendo 11 produções brasileiras e 2 internacionais – ambos em estreia nacional. Todas as apresentações e atividades são gratuitas, com ingressos pelo Sympla ou retirada no local.
Estreias internacionais e diversidade nacional
O FITA 2025 abre com “Edith & Me”, da artista Yael Rasooly (França/Israel), e encerra com “Variette White”, de Roberto White (Espanha). Ambos os espetáculos são inéditos no Brasil e exploram o teatro de objetos, marionetes e performances visuais.
Entre as companhias brasileiras estão grupos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará e Distrito Federal, como Cia. Peregrina Teatro, Projeto Gompa e Trupe Motim de Teatro. Dez das produções nacionais são inéditas em Florianópolis.
Diálogos: arte, reflexão e cidadania
O novo Diálogos Petrobras será sediado no Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC, na tradicional Igrejinha da Trindade. O espaço receberá oficinas e conversas formativas sobre o papel da arte na sustentabilidade e na inclusão social.
Formação e novos talentos
A mostra Pequenas Cenas apresenta trabalhos de alunos da UFSC, UDESC e IFSC, valorizando a produção acadêmica e revelando novos talentos do teatro catarinense.
Programação e ingressos
-
Quando: 1º a 8 de novembro
-
Onde: Florianópolis, Canelinha, Imbituba e Nova Veneza
-
Ingressos: gratuitos via Sympla ou no local
-
Programação completa: www.fitafloripa.com.br
Foto: Nathalia Daiana
