16 de outubro de 2025

Feira de criações, rodas de conversa e exposições com entrada gratuita

buggilla

O Centro Cultural Veras reabre as portas com o projeto Veras Veritas Rede Colaborativa

A feira de arte, artesanato, design, publicação e vestimenta expõe o trabalho da rede colaborativa do centro cultural, nos dias 1 e 2 de julho, das 10h às 19h.

Um edifício erguido como uma semente para o presente e futuro. Assim foi anunciada a chegada do Centro Cultural Veras em Florianópolis, inaugurado no Córrego Grande em agosto do ano passado, um lugar idealizado pelo curador catarinense Josué Mattos. Após a abertura, celebrada pelo setor de arte contemporânea nacional, o Veras teve que fechar as portas por um período para buscar apoios que permitissem concluir a etapa de construção e dar andamento às atividades propostas.

No fim de semana, nos dias 1 e 2 de julho, o Veras reabre ao público com a primeira edição do Veras Veritas Rede Colaborativa. A programação ocorre das 10h às 19h, com entrada gratuita e muitas atrações para visitantes de todas as idades. A começar pela Feira de Arte, Design, Artesanato, Publicação e Vestimenta, que reúne no local os trabalhos de mais de 30 criativos alinhados à proposta do espaço.

“Construir uma rede empenhada em desenvolver ações culturais, por meio de um sistema de autogestão e economia colaborativa, é um caminho para sairmos dos impasses relacionados com apoios que poderão deixar de existir de um momento para outro. Por isso inventamos meios para atuar em rede e fazer acontecer uma programação concebida desde muito antes de o primeiro tijolo ser assentado no edifício”, comenta Josué Mattos, historiador da arte e curador.

PROGRAMAÇÃO DE REABERTURA DO CENTRO CULTURAL VERAS 

01 E 02 DE JULHO, DAS 10H às 19H

VERAS VERITAS – Rede colaborativa 

*Sábado, 01 de julho* 

10h – Abertura da feira
11h30 às 15h – Feijoada Vegana na Cantina do Veras
14h às 15h –  Bate papo com ceramistas – Aquilo que no barro contém – com Diogo Chicatto, Irene Camargo, Korina Costa e Victoria Vélez
15h às 16h – Tarde de conversa + agulhaço:  SABER FAZER: manualidades têxteis e suas conexões na contemporaneidade – com Norma Bruno, Eneida Soares de Macedo, Susan Mariot, Marisa Mallmann, Aline Monçores, Kellyn Batistela, Mara Rúbia e Simone Bobsin
16h às 17h – Oficina de gravura – com Vinícius Flores
18h – 19h – Recital Conjunções Musicais – Chico Saraiva, violão; David Ardigo, piano; Eduardo Trojan, canto; Igor Dezan Vianna, piano; Juan Rossi, violino; Maria Bernardete; Castelan Póvoas, piano; Mauren Frey, piano; Pedro Bernardo, viola; Rodrigo Warken, piano; Weliton de Carvalho, piano
*Domingo, 02 de julho*
10h – Abertura da feira
14h às 15h –  Em busca de paisagens – O Tropicalista + Lu de Moraes
15h às 16 –  Aulão de yoga: Arar a terra, cultivar o corpo – Joe Buggilla
16h às 17h De corpo presente – performance de Ana Teixeira
17h às 18h Show de Daniel Arena Trio – Daniel Arena, voz e violões; Artur Cipriani, baixo; Angel Oliveira, bateria e percussão.
19h Fim da feira