Alteração do trânsito no trecho da Rua dos Ilhéus, no Centro

Por conta das obras, o trânsito estará liberado apenas na faixa próxima da Praça XV de Novembro

A Prefeitura de Florianópolis informa que a partir de segunda-feira (3) o trânsito no trecho da Rua dos Ilhéus que ladeia a Praça XV de Novembro estará liberado em apenas uma faixa, temporariamente. A mudança acontece por conta das obras da revitalização do centro leste que vão ser iniciadas nesta data na via, no lado do Museu da Cidade.

Esse trecho fica entre as ruas que fazem frente para a Catedral e para a Praça Fernando Machado. No lado da Praça XV, será mantida a calçada em petit pavê e o meio-fio.

A pista e a calçada à direita da Rua dos Ilhéus, sentido Praça Getúlio Vargas, é que vão passar por alterações. O pavimento da pista será todo de paralelepípedo (hoje uma pequena parte tem asfalto) e nivelado à calçada. Esta, por sua vez, será alargada e refeita de concreto coberto por placas de granito, tal como as novas passagens de pedestres, para garantir maior acessibilidade. Já a área do atual estacionamento dará lugar a uma ciclofaixa também de concreto, que será implantada até o Terminal Cidade de Florianópolis.

Os serviços na Rua dos Ilhéus, que ainda incluem recuperação do sistema de drenagem, têm prazo previsto de 120 dias, de modo que devem ser concluídos no mês de novembro, assim como as obras que vão ocorrer nas demais vias do entorno da Praça XV de Novembro.

Rua Tiradentes

As obras iniciadas no começo de junho na Rua Tiradentes têm mais dois meses de prazo, sendo que continuam os trabalhos de drenagem. Ela precisou ser interditada, de modo que quem vier da Avenida Hercílio Luz em direção à Rua dos Ilhéus, no entorno da Praça XV de Novembro, deve acessar a plataforma 1 do Terminal Cidade de Florianópolis (paralela ao calçadão da Rua Antônio Luz), que foi liberada para o trânsito.

O Calçadão da Rua João Pinto foi o primeiro das oito vias a serem contempladas com a revitalização do centro leste da cidade a ficar pronto. As demais vias a serem beneficiadas são as ruas Arcipreste Paiva, da Praça Fernando Machado e a que fica em frente à Catedral, no entorno da Praça XV, e a Rua Nunes Machado e o calçadão da Rua Antônio Luz (em frente ao Terminal Cidade de Florianópolis).

As obras em andamento contam com o acompanhamento arqueológico solicitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por necessitarem de escavações. E toda essa revitalização é executada pela empresa Pavicon Construções Ltda., num investimento da ordem de R$ 7,1 milhões. O prazo total de conclusão previsto vai até fevereiro de 2024.