16 de outubro de 2025
1

Cantor, compositor, intérprete, baixista, guitarrista, jornalista e ator. Paulo Ricardo é um dos ícones do rock nacional. Ele também se destacou muito, como jurado do SuperStar, que volta agora com a nova temporada. O cantor transmite muita cultura musical em seus comentários, de forma segura, sincera e com propriedade. E com seu olhar 43 consegue enxergar a qualidade musical das bandas.

Em sua turnê Novo Show, Paulo Ricardo traz para os palcos o conceito de seu Novo Álbum, com sua Nova Banda, representando uma nova fase em sua carreira e em sua vida. Canções como “Isabela”, feita para sua filha se misturam a rocks modernos como “Novo Single”, “Raios-X” e a dançante “Juntos”, produzida pelo DJ FTampa. Os grandes sucessos de sua carreira solo também estão presentes, como “Dois”, “Tudo por Nada” e sua versão (a única autorizada por Yoko Ono) de “Imagine”.

Vivendo um momento de grande harmonia com o RPM, Paulo se permite incluir alguns dos grandes sucessos de sua banda, como “Rádio Pirata” e “Olhar 43”. Tudo isso embalado por ousados telões, lasers, infláveis e toda a tecnologia que se tornou uma de suas marcas nesses trinta anos de carreira.

JT: Você batizou seu novo trabalho de “Novo Álbum”, a banda de “Nova Banda”, o show de “Novo Show” e o single de “Novo Single”. O que podemos esperar de novo?

Paulo: Exceto por “Vida Real”, tema do BBB 2016, em novo arranjo, e “Raios-X”, de 2003, o Novo Álbum só traz músicas inéditas. “Isabela” já está nas rádios de todo o Brasil e você pode ver o belíssimo clipe no YouTube. “Sexy” é a próxima. A Nova Banda gravou o cd e o Novo Show mostra o melhor dos meus 30 anos de carreira.

JT: Como é seu processo criativo? Você pensa na letra e música junta ou prefere pensar separadamente? E em que se inspira?

Paulo: Vou anotando frases, melodias, às vezes elas vem juntas, às vezes não. Aí compilo tudo e vou desenvolvendo as melhores idéias. A vida é minha inspiração, mas este trabalho procura passar uma coisa positiva no meio de tanta turbulência.

JT: Nestes anos de carreira, como você avalia sua evolução musical?

Paulo: Fico feliz em ter uma banda maravilhosa como o RPM e uma carreira solo onde posso transitar por outros estilos. É um privilégio. Mas ainda tenho muitos planos, ouço de tudo e não me prendo ao passado.

JT: Como foi participar e ser técnico do SuperStar?

Paulo: Foi incrível e dia 10/4 estarei de volta, agora aos domingos às 13 h. Estou super empolgado.

JT: Como foi entrevistar a Yoko Ono para o Fantástico?

Paulo: Um sonho! Tanto para o jornalista quanto para o fã e o artista. Ela foi simpaticíssima, muita energia e carisma.

JT: Qual o seu maior pedido para 2016?

Paulo: Justiça. O triunfo do Bem sobre o Mal. Isso para começar. O trabalho de reconstrução vai ser longo.

JT: De todas suas canções, qual sua preferida?

Paulo: Seria injusto citar apenas uma, então fico com “Isabela” e “Rádio Pirata”.

Qualidade: persistência,

Defeito: ansiedade.

Felicidade é: amor.

Sonho de consumo: um país mais justo.

Um lugar: minha casa.

Paulo Ricardo por Paulo Ricardo? Um curioso.

JT: Deixem um recado para os fãs.

Paulo: Amo muito vocês