15 de outubro de 2025
luan web

Luan Santana é um dos maiores astros da música sertaneja da atualidade. Lançou em 2009, seu primeiro álbum, “Tô de Cara”, e chegou ao estrelato com a canção “Meteoro”. Em seguida, gravou seu primeiro álbum ao vivo, que foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Sertaneja e se tornou um dos mais vendidos durante todo o ano de 2010, sendo certificado com multi-platina.

O cantor e compositor é o brasileiro que mais entrou no ranking Social 50 da Billboard Americana. O feito coloca o astro sertanejo como um dos mais procurados do mundo nas redes sociais. E este ele conquistou pela décima, o Troféu Domingão “Melhores do Ano”.

JT: O que mudou do Luan Santana de 10 anos atrás para o Luan Santana de hoje?

Luan Santana: O amadurecimento é um processo natural como ser humano. Tenho 10 anos de carreira, comecei aos 17 e tenho certeza de que amadureci muito e que a cada trabalho novas ideias surgem e estou sempre me reciclando, mas nunca vou deixar o sertanejo de lado. O sertanejo é minha essência. 

JT: A produção do show será bem tecnológica. Qual o objetivo que você quer alcançar com os elementos visuais?

Luan Santana: Preparei a nova turnê “Luan X”. É uma turnê pensada e idealizada para comemorar os meus 10 anos de carreira, daí o X, que é 10 em romano, como disse. Quem for ao show, entendeu esse momento que eu misturo futuro com o passado, tanto na música como no cenário.

O diferencial é a criação de cenário, figurino e iluminação de um espetáculo com alta tecnologia. Fizemos uma projeção gráfica que estampa traços e ilustrações numa máscara produzida especialmente para um rosto que pode ser o seu, o meu e de quem a sua imaginação permitir. Apesar de ser um show bastante futurista, o rosto é bem parecido com as máscaras usadas no teatro grego e romano. A gente criou tudo, não foi cópia de ninguém.

Recentemente lancei uma música chamada “2050”, uma canção que me remete para daqui 32 anos e tem uma essência romântica.

JT: Durante esses 10 anos carreira, você mudou um pouco o estilo. Qual o motivo da mudança e quais são suas principais referências na música?

Luan Santana: O sertanejo tem a característica de se unir a vários gêneros e fazer uma mistura única, com gingado como o nosso Brasil de tantos sons e tons.

O sertanejo que começou com Zezé Di Camargo e Luciano e Chitãozinho e Xororó em nada difere do que os sertanejos atuais fazem hoje, exceto em acordes. Eles cantam o amor da mesma forma. É o sertanejo que fala do amor. Vivemos o romantismo, com uma nova roupagem, mas, sem perder a essência.

JT: Geralmente, o que te inspira a compor?

Luan Santana: Gosto de reunir amigos com uma grade roda de viola, churrasco e quando vou pescar no pantanal.