5 de dezembro de 2025
dede

No dia 10 de junho, o trabalhão que conquistou o Brasil, conquistou também Florianópolis. Dedé Santana, se apresentou pela 1ª vez no Teatro Pedro Ivo, com a peça “A Última Vida de um Gato”. O espetáculo é uma comédia suave que aborda temas bem atuais como a solidão, a terceira idade e amizade verdadeira.

Dedé começou sua vida artística aos três meses, no circo, e sempre seguiu a carreira artística. Aos 80 anos mais parece um menino.

O Jornal Trindade conversou com Dedé após o espéculo. O humorista falou sobre sua carreia, vida e o remake de Os Trapalhões, que tem estreia prevista para o dia 17 de julho, no canal pago Viva, e em setembro, na Globo. Conheça melhor o eterno trapalhão, que conquistou o público com o seu talento, simpatia e seu excelente trabalho.

JT: Como surgiu o convite para fazer a peça e como está sendo fazer?

Dedé O convite surgiu da loucura do Felipe Cunha, eu só conhecia ele de novela e tal, fiquei até cismado, pensei, poxa ele me chamar para fazer teatro, eu não estava querendo muito. Estava com receio de fazer teatro. Quando ele mandou o texto, eu me apaixonei e falei, agora eu quero fazer, ele escolheu um diretor muito bom, o texto é maravilho, topei fazer e estamos fazendo. É muito bom, a gente sente o público, é a verdadeira cultura.

JT: Já fez teatro, tv e cinema. Qual prefere mais?

Dedé: Tudo é como um filho da gente, eu dirigi vários filmes dos Trapalhões, é difícil falar que gosto mais desde, vira um filho da gente. Eu gosto muito de estar no picadeiro do circo, eu fui nomeado agora embaixador do circo no Brasil, sou de família de circo.

JT: Vê diferença de humor de hoje para antigamente?

Dedé: Antigamente não tinha este negócio de politicamente correto, hoje tem, fica bem difícil para os comediantes que não podem mexer com isso, estão apelando mais para o palavrão, mas este estilo eu não sei, mas tem bons humoristas. Eu sou um palhaço de oitava geração circense. Tenho orgulho de dizer isso, levei o humor circense para a televisão.

JT: Para quem você daria muitas risadas?

Dedé: Sou fã do Guri de Uruguaia, para ele daria muitas risadas e com o próprio Didi.

JT: Quais são seus próximos projetos?

Dedé: Estou em um novo projeto, os Novos Trapalhões, vai ser com uma turma nova, no remake, Lucas Veloso será Didico, Bruno Gissoni viverá Dedeco, Mumuzinho interpretará Mumu e Gui Santana será Zaca. Os meninos são muito esforçados e têm muito talento. E tenho mais um filme para fazer. E estou adorando fazer teatro.

JT: Como está sendo fazer os Novos Trapalhões?

Dedé: A sensação é ótima, depois de tanto tempo voltar com Os Trapalhões junto com essa turma maravilho. Os caras são sensacionais. Gravando com eles, chego a me emocionar. Ali na cena, lembro do Mussum e Zacarias. Acho essa homenagem não é só para Os trabalhões, é para nossa família.

JT: Quais os momentos mais marcantes?

Dedé: Tenho vários, mas acho que foi as campanhas que a gente fez, a campanha do câncer, a campanha do Norte e Nordeste, a chegada de um Papai Noel com mais de 200 mil pessoas no Rio de Janeiro. Tenho vários momentos.

JT: Deixe um recado para os fãs:

Dedé: Se fosse conhece, recomende os Trabalhões e se você não conhece, assista os novos trabalhões que estão saindo. E um grande beijo para todos.