Detran/SC cria sistema de consulta de regularidade dos veículos de transporte escolar

Tranquilidade para os pais e a direção das escolas, e principalmente, segurança para os alunos, esse é o objetivo do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Santa Catarina (Detran/SC), com o lançamento de uma área no site do órgão para que os pais acessem e verifiquem se o transporte escolar do seu filho está regular. No link, inserindo a placa do ônibus ou van escolar é possível ver se passaram por inspeção de segurança, que envolve a checagem de freios, cintos de segurança e condições gerais do veículo, bem como a data de validade da inspeção e se o veículo está licenciado.

A disponibilização das informações para consulta foi fruto de uma parceria com a Associação Catarinense dos Organismos de Inspeção Veicular (Acoi), e vai auxiliar a fiscalização mais eficaz dos veículos que transportam os alunos. A segurança está diretamente ligada à inspeção, que é semestral e obrigatória para os veículos de transporte escolar. Eles devem ser inspecionados por uma empresa auditada pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, e pela Senatran – Secretaria Nacional de Trânsito. O laudo fornecido é assinado por um engenheiro, que atesta a checagem de todos os itens de segurança.

“A segurança dos nossos filhos no trânsito também é uma das preocupações do Detran/SC. Tornando públicas essas informações, estamos dando oportunidade aos pais que chequem se o transporte escolar de seus filhos está dentro da lei, se é seguro. E, estando tudo dentro das normas, a segurança estará garantida. Em acordo com as orientações do governador Jorginho Mello, é mais um serviço disponibilizado pelo nosso Detran que tem como objetivo contribuir com a segurança no transporte escolar e promover a redução de acidentes de trânsito”, explica o presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes.

Para o presidente da Acoi, Alessandro Cem, essa é uma grande conquista para Santa Catarina no que diz respeito à segurança no setor de transporte escolar. “A parceria entre o Detran e a Acoi resultou em uma ação inédita no Brasil. Somos o primeiro estado a ter esse sistema de consulta dos transportes escolares de forma pública, onde qualquer pessoa vai poder conferir a regularidade desses veículos, colaborando para a segurança no transporte dos nossos filhos”, pontua o presidente da Associação.

Para fazer a consulta, basta entrar no site do Detran/SC (www.detran.sc.gov.br), clicar no banner que aparece no topo da página, ou no link direto e inserir a placa do transporte escolar a ser pesquisado. Em instantes as informações completas ficam disponíveis e é possível saber se o veículo foi inspecionado e está regularizado.

Por ASCOM | Detran SC

Foto: freepik