Cursos técnicos gratuitos do CaTec

As matrículas para os cursos técnicos do CaTec estão abertas. Os responsáveis podem fazer a pré-matrícula dos estudantes interessados a partir desta quarta-feira, 3, pelo site Matrícula Online. Esta primeira fase das matrículas será realizada exclusivamente online até as 17h do dia 10 de julho.

Ao acessar o site Matrícula Online, o responsável pelo estudante deve fazer o login na conta gov.br, registrar os dados do aluno e escolher uma das unidades escolares com vagas disponíveis. Vale destacar que os pais e/ou responsáveis deverão possuir, obrigatoriamente, o cadastro junto ao site gov.br para acessar a plataforma de matrículas.

Para os responsáveis que não possuem ferramentas eletrônicas, a pré-matrícula pode ser feita diretamente na unidade escolar mais próxima de sua residência a partir das 12h do dia 3 até as 16h do dia 10. O cadastro no gov.br deverá ser providenciado pelos interessados anteriormente, pois não será realizado nas escolas.

Cada estudante terá direito apenas a um número de inscrição registrado no sistema. Caso exista mais de uma inscrição para o mesmo candidato, será considerada a mais recente, sendo as demais eliminadas.

O sorteio eletrônico é a próxima etapa do processo de matrícula. Ele será realizado pela Secretaria de Estado da Educação, no dia 12 de julho. O resultado, contendo o nome dos candidatos sorteados, deverá ser fixado na Unidade Escolar e disponibilizado no site Matrícula Online no mesmo dia do sorteio.

Por fim, os responsáveis pelos candidatos sorteados deverão fazer a confirmação da matrícula. Esta etapa é presencial e deve ser feita na escola onde o aluno será matriculado nos dias 15 a 16 de julho, dentro do horário de funcionamento da unidade. Nela, devem ser levados os documentos do estudante e do responsável:

  • Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento do estudante
  • Cópia da Carteira de Identidade do estudante
  • Cópia do CPF do estudante
  • Cópia do CPF do responsável
  • Cópia do comprovante de residência no nome do pai, mãe ou responsável (Água, Luz, Condomínio, Telefone, Contrato de locação)
  • Comprovante de vacinação
  • Atestado de frequência e/ou boletim atual
  • Histórico escolar original e cópia (pode ser apresentado até 30 dias após o início do ano letivo)
  • Ficha de pré-matrícula assinada (formulário do site Matrícula Online)

O candidato perderá a vaga, caso não apresente os documentos listados.

Cursos técnicos na Rede Estadual de Ensino

Nas escolas estaduais de Ensino Médio, são ofertadas 10 opções de cursos: Administração, Logística, Contabilidade, Comércio, Comércio Exterior, Qualidade, Recursos Humanos, Marketing, Vendas e Transações Imobiliárias.

Além dos cursos técnicos da área de Gestão e Negócios, os 20 Centros de Educação Profissional (CEDUPs) oferecem ainda mais diversidade, com oferta de outras áreas e eixos tecnológicos, como Informação e Comunicação, Controle e Processos Industriais, Ambiente e Saúde e outras.

Por ASCOM | SED
Foto: Marco Favero/Secom