Filme catarinense “Aiurê” estreia na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

O longa-metragem “Aiurê”, da diretora e antropóloga Rita Oenning da Silva, estreia na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis no dia 17 de outubro, às 17h, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Inspirado na infância da diretora no interior de Santa Catarina, o filme traz uma aventura infantojuvenil que une amizade, coragem, natureza e memória indígena.
Filmado na Serra do Corvo Branco, o longa acompanha duas meninas de 12 anos que descobrem mistérios em sua vila e embarcam em uma jornada para proteger o rio local de ameaças ambientais. A produção destaca paisagens catarinenses, representatividade indígena e temas como preservação ambiental e resgate histórico.
“Aiurê” tem no elenco Helena Iara da Silva Shaw, de Florianópolis, e Fernanda Tádo Moncgãnnan, da comunidade Laklãnõ, além de Fernando Alves Pinto, Renata de Lélis e o jovem ator Artur Fernandes, de Palhoça.
Após a exibição, haverá um bate-papo com a diretora e parte do elenco. O filme foi desenvolvido com apoio de laboratórios internacionais como o Sundance Collab e já teve destaque em festivais como CineKid, FEST e Gramado.
Serviço:
Aiurê, um filme de Rita Oenning da Silva
Estreia na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
Data: 17 de outubro de 2025
Horário: 17 horas
Local: Centro Integrado de Cultura – CIC, Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis – SC, 88025-201
Telefone: +55 48 9988-2993
Email: rita@usinadaimaginacao.org