Festival “Santa Catarina Canta” voltado à Música Brasileira

O Festival “Santa Catarina Canta” está de volta e em 2025 está maior. Com o tema Música Brasileira, a edição deste ano foi lançada na manhã desta quarta-feira (21), em Florianópolis, com a presença do Governador Jorginho Mello. A sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) ficou lotada de convidados e autoridades que conferiram, em primeira mão, as novidades desse ano.
As inscrições começaram já nesta quarta-feira e vão até o dia 6 de junho. O Festival estadual terá, na primeira etapa, 23 seletivas regionais e a grande final, prevista para o dia 9 de novembro, na Capital catarinense.
“Nós estamos fazendo a segunda edição porque a primeira foi um sucesso absoluto. Em 2024, o gênero escolhido foi o sertanejo e agora a gente inovou. Agora é música brasileira. Então, todos os gêneros. Isso traz a família, a torcida, traz o avô, traz a avó. É de oito a oitenta. É um festival com a cara de Santa Catarina, da família catarinense e a cada edição, a gente revela talentos e valores”, disse o Governador Jorginho Mello.
Festival itinerante
O lançamento da 2ª edição do “Santa Catarina Canta” marca o início de uma jornada musical que vai percorrer todas as regiões do Estado, promovendo talentos e homenageando diferentes gêneros musicais do país.
Nesta edição, o festival mantém as duas categorias principais — infantojuvenil (de 8 a 15 anos completos) e geral (a partir dos 16 anos) — e realizará 23 seletivas regionais na primeira etapa, com apresentações ao vivo em diferentes cidades catarinenses. As inscrições gratuitas devem ser feitas exclusivamente pelo site santacatarinacanta.com.br
A Camerata Florianópolis assina a produção geral do Festival. “É com grande alegria e um profundo senso de gratidão que iniciamos hoje mais uma edição dessa extraordinária iniciativa, idealizada pelo nosso Governador Jorginho Mello. O objetivo do festival segue firme: gerar oportunidades para nossos artistas; dar visibilidade, reconhecimento e respeito; e suprir a todos com a melhor estrutura e suporte para que possam mostrar seus trabalhos da melhor forma”, comenta o maestro da Camerata Florianópolis, Jeferson Della Rocca.
Presenças no evento
Além do Governador Jorginho Mello e da presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Maria Teresinha Debatin, acompanharam o lançamento oficial do Festival “Santa Catarina Canta”, secretários de Estado, o deputado estadual Maurício Peixer, a vice-prefeita de Florianópolis, Maryanne Mattos, outras autoridades, jornalistas e músicos.
“Trouxe novo ânimo para seguir a carreira”, diz vencedor da categoria geral do “Santa Catarina Canta” em 2024, o cantor Wesley Bachega, de Rio do Sul. Com 20 anos de carreira cantando pelos palcos de Santa Catarina e do Brasil, Bachega relembra a emoção da noite da final do festival, agradece e destaca o quanto a oportunidade foi importante.
A noite da final do “Santa Catarina Canta” em 2024 reuniu mais de 38 mil pessoas na Avenida Beira-Mar, em Florianópolis e contou com os shows da Camerata Florianópolis e do cantor Michel Teló.
Foto: Eduardo Valente / Secom GOVSC