Udesc oferece avaliação gratuita para adultos com doença pulmonar intersticia

Um projeto de pesquisa do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está oferecendo avaliações gratuitas para adultos de até 80 anos com diagnóstico confirmado de doença pulmonar intersticial (DPI).
O serviço é realizado pelo Núcleo de Assistência, Ensino e Pesquisa em Reabilitação Pulmonar da Udesc Cefid (Nureab), que fica no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, e é uma das poucas unidades especializadas em avaliação e tratamento de DPI em Santa Catarina.
As avaliações estão sob a liderança da coordenadora do Nureab, professora Anamaria Fleig Mayer, que é doutora em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e integra o Departamento de Fisioterapia da Udesc Cefid e o Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT).
O termo DPI é relativo a um amplo e diversificado grupo de doenças do interstício do pulmão, que inclui os tecidos dos sacos aéreos (alvéolos) e das vias aéreas (tubos da respiração). Entre os subtipos considerados, destacam-se:
- Fibrose pulmonar;
- Fibrose pulmonar idiopática;
- Sarcoidose;
- Pneumonia por hipersensibilidade;
- Silicose;
- Esclerose sistêmica;
- Síndrome de Sjögren.
Como participar e benefícios da avaliação
Quem tiver interesse em receber avaliação do Nureab na Udesc Cefid pode entrar em contato pelos seguintes canais: WhatsApp, no número (48) 3664-8608; e-mail nureab.cefid@udesc.br; e perfil do núcleo no Instagram.
Os participantes dos atendimentos receberão um relatório detalhado, com informações sobre:
- Função pulmonar;
- Capacidade de exercício;
- Limitações nas atividades diárias;
- Dessaturação ao esforço (redução anormal dos níveis de oxigênio no sangue durante atividades);
- Qualidade de vida e estado geral de saúde;
- Sintomas como falta de ar, tosse e outros desconfortos respiratórios.
Sobre o Nureab
O Núcleo de Assistência, Ensino e Pesquisa em Reabilitação Pulmonar (Nureab) é um grupo da Udesc Cefid voltado à assistência de pessoas com doenças pulmonares crônicas, promovendo o ensino e a pesquisa científica na área de reabilitação pulmonar.
O núcleo desenvolve ações integradas de extensão, ensino e pesquisa, com foco em avaliação, prevenção, reabilitação e educação de pacientes e familiares, buscando melhorar sintomas, capacidade funcional e qualidade de vida, além de incentivar hábitos de vida mais saudáveis.
Mais informações podem ser obtidas no perfil do núcleo no Instagram.
Por: Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
Foto: Divulgação / Udesc