7 de março de 2026
IMG

A primeira apresentação da série Concertos Raízes III – Um Resgate Musical entre Ritmos e Melodias será realizada no dia 17 de novembro, às 18h, no Museu da Escola Catarinense. Viabilizado através do Prêmio do Edital Campus de Cultura 2023/2024 da UDESC, sendo esta sua terceira edição, com a coordenação da Professora Dra. Maria Bernardete Castelan Póvoas. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

No Concerto RAÍZES III teremos a interpretação musical de alto nível técnico e artístico dos Músicos do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Mestrado e Doutorado e da Graduação em Música.

No programa do concerto destacam-se peças musicais de diferentes características rítmicas, melódicas e harmônicas que frequentaram ou ainda frequentam os mais diversos ambientes sociais, desde salões, ruas e praças. Como a modinha, a serenata, a canção, o lundú, o jongo, o maxixe, o choro e o tango brasileiro, gêneros com fortes cargas de elementos musicais de raízes brasileiras e com legado cultural fruto de nossa miscigenação.

Serão apresentadas obras de compositores brasileiros com repertório do final do século XIX até meados do século XX, que deixaram um incontestável legado artístico, suas músicas continuam inspiradoras e transformadoras do populário nacional. Como o Guarani de Carlos Gomes, os famosos chorinhos Apanhei-te-Cavaquinho e Brejeiro de Ernesto Nazareth, o Jongo de Lorenzo Fernandez em que o piano que faz uma transposição da música ritual afro descendente, o Tico-tico no fubá de Zequinha de Abreu, Brasílio Itiberê da Cunha, Antônio de Silva Callado Chiquinha Gonzaga e Benedito Lacerda também representados no programa.

 

Músicos:

Alexandre Dietrich – piano

Bernardete Castelan Póvoas – piano

Caroline Pacheco Quadros – voz

Daniel Santiago Barroso – violão 7 cordas

Eduardo Trojan –Voz

Karol Lima – piano

Paulo Eduardo Flores da Silva –  flauta transversal

Raquel Turra Loner – violão

Vitor Safer – violino e violoncelo

Weliton Carvalho – piano

Serviço: 

O quê: Concertos Raízes IIIQuando: dia 17 de novembro de 2023, sexta-feira, às 18h.Onde: Museu Escola Catarinense

Rua Saldanha Marinho, 196. Centro. Florianópolis

Quanto: Gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada até a lotação máxima.

Informações: Silvestre Produções – (48) 99171-7060

Classificação Livre