16 de outubro de 2025
cade
Corrida solidária na capital conscientiza sobre o assuntoCom o objetivo de incentivar a atividade física e melhores hábitos no combate à obesidade, no mês Nacional da Obesidade e da campanha Outubro Rosa, a Beira Mar Continental de Florianópolis recebe no dia 21 de outubro, sábado, a 2ª edição da NK Night Run. A corrida solidária tem como público pessoas em tratamento da obesidade e/ou que venceram o câncer. Os percursos são de 2 e 5 km e a inscrição é um quilo de alimento não perecível.“Incentivamos muitos nossos pacientes a doarem a quantidade de quilos eliminados na primeira semana após a cirurgia bariátrica como forma de gerar consciência neles e também nos participantes, do quanto o excesso de peso é prejudicial à vida”, explica o idealizador da corrida, o médico cirurgião bariátrico, Nicholas Kruel.De acordo com Nicholas, envolver duas doenças graves numa mesma ação tem razão de ser. “Estudos científicos demonstram que o excesso de peso ou obesidade podem aumentar em até 40% o risco de desenvolver câncer de mama em comparação com aquelas que mantêm um peso saudável. Por isso convidamos a mastologista Clarissa Amaral para estar conosco nessa edição do evento”, aponta.“Em minha experiência profissional, constato com frequência o quanto a obesidade interfere sobremaneira na saúde da mulher, com especial alerta ao câncer de mama. Isso ocorre devido a várias razões, incluindo alterações nos níveis hormonais, inflamação crônica e resistência à insulina associadas à obesidade. Esses fatores podem promover o crescimento de células cancerígenas no tecido mamário”, afirma Clarissa.Mais que um número na balança
A obesidade é um problema de saúde pública crescente em todo o mundo e está relacionada a uma série de complicações médicas, incluindo o câncer. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o excesso de gordura corporal é o segundo maior fator de risco para o desenvolvimento do câncer. Perde somente para o tabagismo.Especialista no tratamento da obesidade há mais de 10 anos, Nicholas Kruel explica que a conscientização sobre a obesidade é fundamental para ajudar as pessoas a adotarem estilo de vida mais saudável e a reduzir seus riscos.“A obesidade não é apenas um número na balança. Ela afeta seriamente a qualidade de vida e pode desencadear, além do câncer, outros problemas como complicações cardiovasculares, diabetes e doenças como a síndrome da apneia do sono, e complicações na gravidez. Cuidar de si mesmo buscando um peso adequado, seja por meios conservadores ou pela cirurgia bariátrica (redução de estômago) é o primeiro passo para melhorar a qualidade de vida”, explica Nicholas. 2ª NK Night RunA inscrição para a 2ª NK RUN deve ser feita pelo Sympla e a inscrição custa 1kg de alimento não perecível ou a quantidade correspondente em alimentos aos quilos perdidos na primeira semana após a bariátrica – para os pacientes da NK Bariátrica.
 “Além de promover um estilo de vida ativo, a 2ª NK Night Run é uma oportunidade única para conscientizar e apoiar causas fundamentais para nossa saúde e bem-estar. Junte-se a nós! Corra por você, pela sua saúde e pela solidariedade”, conclui Nicholas Kruel. Serviço:
O que: 2ª NK Night Run – corrida solidáriaQuando: 21/10 – sábadoHorário: 19h30 – largada dos 2km / 20h – largada dos 5 kmInscrições: Sympla
Os inscritos devem levar no dia da corrida um quilo de alimento não perecível, e os pacientes da NK, um quilo de alimento que corresponda à quantidade de peso que perdeu na 1ª semana após a bariátrica. A retirada das camisetas será nos dias 19 e 20 de outubro, na NK Bariátrica – Rua Almirante Dorval Melchíades de Souza 588, Florianópolis.