Abertura de 68 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e pediátrica

O governador Carlos Moisés anunciou nesta segunda-feira, 30, a abertura de 68 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e pediátrica em até 90 dias. A medida foi tomada após articulação envolvendo a Secretaria de Estado da Saúde com as unidades hospitalares do estado.

Os hospitais que terão os novos leitos de UTI são: Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, com 1 leito de UTI neonatal e 8 de cuidados intermediários neonatais; Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí, com 6 leitos de UTI pediátrica; Hospital Azambuja, em Brusque, com 8 de UTI neonatal e 2 de UTI pediátrica; Hospital e Maternidade Jaraguá do Sul, com 2 de UTI pediátrica; Hospital Infantil Jesser Amarante Faria, em Joinville, com 10 de UTI pediátrica; Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, com 4 de UTI neonatal; Hospital Regional de Araranguá, com 5 de UTI pediátrica; Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma, com 7 de UTI neonatal; Hospital Regional de São José, com 10 de UTI neonatal; e Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, com 5 de UTI pediátrica.

Segundo o Governador Carlos Moisés, a abertura de novos leitos é algo complexo. “Não é qualquer hospital que pode ter leito de UTI, precisa estar habilitado pelo Ministério da Saúde. Além disso, a maior dificuldade hoje está na contratação de profissionais para colocar em funcionamento leitos de UTI, como intensivistas, pediatras, por exemplo. Nós estamos pactuando com vários hospitais habilitados e vamos ampliar essa oferta nos próximos dias. Mas além dessa ampliação de 68 leitos em todas as regiões de Santa Catarina, é importante destacar a participação da sociedade em seu papel, cumprindo o esquema de vacinação de crianças, adolescentes e adultos que refletem na imunização dos bebês”, explica. 

Os dados do painel da transparência deste domingo, 29, consta que o Estado está com 294 leitos de UTI neonatal e mais 89 pediátricos ativos, distribuídos nas sete macrorregiões. A abertura dos novos leitos significa um incremento de 13% nos leitos de UTI neonatal e 33,7% nos leitos pediátricos.

Foto: Mauricio Vieira / Secom