Vacinação contra a gripe em grupos prioritários em Florianópolis
A Secretaria de saúde de Florianópolis retoma a vacinação contra a Influenza nos grupos considerados prioritários, conforme orientação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE) e do Ministério da Saúde. A medida tem como objetivo otimizar o uso do estoque disponível e garantir a proteção das pessoas com maior risco de complicações decorrentes da doença.
Estão contemplados pelo atendimento contínuo do Calendário Nacional de Vacinação:
-
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
-
Gestantes
-
Idosos
-
Pessoas com doenças crônicas
Esses grupos continuam a receber a dose trivalente, que protege contra as três cepas mais circulantes do vírus Influenza. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o imunizante reduz em até 70% os casos graves e mortes causadas pela gripe e pode ser administrado simultaneamente com outras vacinas do calendário vacinal.
”Essa alteração no acesso à vacina é uma medida de organização da campanha. O período de maior circulação do vírus já passou e grande parte da população está protegida. Agora, seguimos garantindo a vacinação para os grupos mais vulneráveis, de acordo com as orientações nacionais” explica Ana Báfica, gerente da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde.
Mais de 177 mil doses aplicadas
Desde o início da campanha de vacinação contra a gripe, em 7 de abril, já foram aplicadas 177.189 doses na capital. Destas, 65.785 foram destinadas aos grupos prioritários, o que representa uma cobertura de 47% neste público.
A vacinação segue disponível em diversos pontos da cidade:
-
Centros de saúde
-
Espaço Imuniza Floripa (na Policlínica da Mulher e da Criança)
-
Van da Vacinação
-
Sala de vacinas do Sesc Prainha, em parceria com a Secretaria de Saúde
A prefeitura reforça que a imunização contra a Influenza é essencial para prevenir internações e mortes, principalmente entre os públicos mais suscetíveis a agravamentos da doença.
