Unidos da Coloninha homenageará a Camerata Florianópolis no Carnaval 2024
A Unidos da Coloninha anunciou ontem, em cerimônia realizada no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), que a Camerata Florianópolis será o enredo do seu desfile no Carnaval em 2024. Será a homenagem da escola de Samba do Continente aos 30 anos da orquestra, celebrados no mesmo ano do desfile.
O convite para a união entre escola de samba e orquestra veio em janeiro de 2023. E de lá para cá foram muitas reuniões. “Ficamos muito felizes com esse convite e em saber que num ano tão importante seremos homenageados na avenida”, afirma o maestro Jeferson Della Rocca.
A Unidos da Coloninha nasceu a partir do sonho de um grupo de jovens carnavalescos do bairro, que fica na área continental de Florianópolis. Fundada oficialmente em 1962 como escola de samba mirim, teve suas atividades suspensas em 1964 e retornou apenas em 1983. Desde então, a escola de samba tem conquistado seu espaço no Carnaval de Florianópolis, com enredos temáticos e participações destacadas.
Segundo o presidente da escola, Júlio Martins, este enredo permitirá valorizar a rica cultura do Estado de Santa Catarina e enaltecer a comunidade da escola. “As expectativas são imensas. A Camerata Florianópolis, ao longo dessas três décadas, encantou plateias com sua música, sua paixão e sua dedicação. Agora, chegou a nossa vez de trazer sua história para a Nego Quiridu”, comemora.
O enredo do desfile da Unidos da Coloninha em 2024 – “A Música Veio ao Nosso Encontro – Camerata Florianópolis: 30 Anos!” – trará uma narrativa que destaca a importância da música clássica e popular brasileira na sociedade. O desfile não será uma biografia da orquestra, mas sim uma jornada pela sua trajetória, ressaltando aspectos relevantes do trabalho.
Segundo o maestro, essa narrativa que será construída vem ao encontro do que a Camerata prega. “A música se encontra em diversos estilos e gêneros. Nós somos uma orquestra erudita, tocamos os clássicos, mas temos mais de 20 espetáculos com músicas populares”, explica.
A Camerata Florianópolis realiza projetos sociais e educacionais, como o “Educando com Música” e o “Música e Cidadania”. A orquestra leva também a música a comunidades carentes por meio do projeto “Concertos nas Comunidades” e realiza turnês pelo interior de Santa Catarina.
Ao longo dos anos, a Camerata Florianópolis tem sido reconhecida e premiada por seu primoroso trabalho na música clássica. Destaque para o Prêmio Franklin Cascaes de Cultura da Prefeitura Municipal de Florianópolis (2011), a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa do Governo do Estado de Santa Catarina (2012), o Prêmio Edino Krieger da Academia Catarinense de Letras e Artes (2015), a Medalha Emílio Blum da ACIF e a Medalha Virgílio Várzea de Mérito Cultural da Câmara de Vereadores de Florianópolis (2017).
Fotos: Silvio Sato