15 de outubro de 2025

Startup Summit realiza ação inédita junto a govtechs

startap

A programação do Startup Summit 2025 vai incluir uma ação pioneira especificamente voltada para govtechs ou startups com serviço potencial para fornecer soluções para órgãos públicos, com a realização, pela primeira vez, de rodadas de pitch promovidas por entidades governamentais compartilhando seus desafios públicos.

A iniciativa, que acontece nos dias 27 e 29 de agosto, durante a programação matinal do evento, faz parte de uma estratégia inédita do Sebrae Startups para fomentar as chamadas “compras públicas de serviços de inovação” e ampliar o mercado das startups – com o modelo de negócio chamado B2G, ou “Business-to-Government”.

Ao invés de startups apresentarem seus produtos, são as prefeituras e entidades públicas que assumem o palco para descrever seus desafios públicos e buscar soluções junto às govtechs. Participam apenas as startups previamente selecionadas no Prêmio Sebrae Startups 2025 – cerca de mil empresas inovadoras de todas as regiões do país, com credenciais para os três dias de evento.

A programação contará ainda com a presença do advogado Bruno Portela, especialista em direito público e um dos redatores do marco legal das compras públicas de inovação (CPSI), de 2017. Ele apresentará palestras sobre os fundamentos legais que embasam esse tipo de contratação e detalhará como os órgãos públicos podem inovar com segurança jurídica e controle institucional.

Além dos pitch reversos, o segundo dia do Startup Summit 2025 (28 de agosto) será dedicado a sensibilizar gestores públicos – entre eles mais de 120 prefeitos e servidores públicos, especialmente de municípios catarinenses – sobre o uso estratégico das compras públicas de inovação.

“É um novo mercado que se abre para as startups brasileiras”, completa Fábio Zanuzzi. “Govtechs têm um papel importante para transformar digitalmente o setor público, e o Startup Summit será um marco nesse reposicionamento.”

Confira a programação:

27 de agosto

  • 9h – Palestra “B2G como um novo mercado para sua startup”, com Bruno Portela
  • 10h – Decifrando o CPSI: dicas, acertos e aprendizados de startups
  • 10h45 – Pitch de desafios públicos

28 de agosto

  • 9h – Palestra “Transforme a gestão pública com Compras Públicas de Inovação”, com Bruno Portela
  • 10h10 – InovaCPIN: a plataforma que está mudando as Compras Públicas de Serviços Inovadores
  • 11h – InovaGov SC
  • 11h10 – Painel A Experiência dos Órgãos de Controle em Compras de Inovação

29 de agosto

  • 9h – Painel Experiências no CatalisaGov
  • 10h – Pitch reverso de desafios públicos

 

Sobre o evento

O Startup Summit 2025 será realizado de 27 a 29 de agosto no CentroSul, em Florianópolis (SC). Com expectativa de reunir mais de 10 mil participantes presenciais e 30 mil online, o evento é organizado pelo Sebrae Startups e pela ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia). A conferência contará com 200 palestrantes, 20 trilhas de conteúdo, 150 expositores e a presença de 250 fundos de venture capital, além de áreas exclusivas para matchmaking entre startups, investidores e grandes empresas.

Entre os palestrantes confirmados para esta edição estão Tom Gruber, cocriador da Siri (Apple) e defensor da IA humanística; Werner Vogels, CTO global da Amazon; Mois Navon, cofundador da Mobileye, vendida à Intel por US$ 15 bilhões; Benedict Evans, referência do Vale do Silício em análise de tendências tecnológicas; e Claudia Rosa, uma das principais investidoras anjo do país. O evento também vai contar com figuras relevantes do mercado brasileiro, como Carolina Strobel (Antler), Guilherme Horn (WhatsApp), Diego Barreto (iFood), Daniele Amaro (Paytrack), Diego Contezini (Asaas), e Bianca Andrade (Boca Rosa).