15 de outubro de 2025

SC recebe 15 novas viaturas e 10 drones para reforçar segurança

ZACA6017

Foram entregues pelo governo de SC, 15 viaturas novas para o Departamento de Administração Socioeducativa (Dease) e 10 drones para a Secretaria de Justiça e Reintegração Social (Sejuri). A cerimônia ocorreu dia 15 de agosto, no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis, com a presença da secretária de Justiça, Danielle Amorim, do diretor do Dease, Matheus Furtado, e outras autoridades do setor.

“O que sabemos é que a qualidade dos equipamentos reflete diretamente na eficiência das operações. Quanto mais modernos, melhor será o patrulhamento e a segurança — tanto nas unidades prisionais quanto nas comunidades. Os drones serão essenciais na captura de fugitivos e na fiscalização interna dos presídios, e as novas viaturas são mais ágeis e seguras. Estamos sempre avançando para garantir mais proteção a Santa Catarina”, afirmou o governador Jorginho Mello.

Viaturas Modernas para o Sistema Socioeducativo

As viaturas entregues, modelo Jeep Renegade, foram adaptadas para o transporte de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, garantindo mais segurança e eficiência nas operações. As 15 unidades serão distribuídas nas cinco regionais do Sistema Socioeducativo — Grande Florianópolis, Criciúma, Joinville, Chapecó e Planalto Serrano — com três veículos para cada região. Além dessas, outras três viaturas serão entregues em breve, por meio de um aditivo contratual.

Drones para Reforçar o Monitoramento e Ação Rápida

Os drones entregues à Sejuri serão incorporados ao Grupamento Aéreo da Polícia Penal (GOA), ampliando as capacidades de monitoramento e apoio em todas as regiões do Estado. Equipados com câmeras de alta resolução e sensores térmicos, esses drones são capazes de detectar atividades suspeitas, até mesmo em áreas de difícil acesso ou com pouca visibilidade.

A tecnologia dos drones permitirá diversas aplicações no sistema prisional e socioeducativo. Com câmeras térmicas e de alta definição, os drones podem identificar pessoas escondidas em áreas de vegetação densa, evitando invasões sem a necessidade de patrulhamento constante. Além disso, eles poderão monitorar atividades suspeitas à noite, como tentativas de arremessos de objetos ilícitos para dentro das unidades prisionais. Em situações de fuga, os drones ajudarão a localizar rapidamente os foragidos, mesmo em locais de difícil acesso, como áreas alagadas ou com densa vegetação, além de fornecer suporte aéreo para ações de recaptura.

As novas viaturas e drones possuem a identidade visual institucional, reforçando a padronização e modernização dos equipamentos utilizados pela Sejuri. A entrega faz parte do esforço do Governo do Estado para melhorar as condições de trabalho das equipes e aprimorar o atendimento à população catarinense em todas as regiões do Estado.

Foto: Roberto Zacarias/SECOM GOVSC