Saneamento é saúde, por Fabrício Oliveira
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) divulgou, na última semana, o ranking nacional da Universalização do Saneamento 2021. E para orgulho de todos nós, Balneário Camboriú é a cidade catarinense a constar na lista dos municípios rumo à universalização.
O ranking é um instrumento de avaliação do setor de saneamento básico no Brasil e que identifica a proximidade dos municípios de atingirem à universalização desses serviços. Utiliza como indicadores os percentuais da população da cidade atendidos por abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, coleta e destinação adequada de resíduos sólidos.
Balneário Camboriú chegou a esse estágio pelo compromisso que tivemos nos últimos anos de subverter a lógica de muitos governantes de que obra embaixo da terra não traz retorno. Ao contrário, tivemos como orientação o cálculo de que cada R$ 1 investido em saneamento básico reduz em R$ 4 a necessidade de recursos para a saúde, por exemplo, com diminuição das internações por dengue, leptospirose, diarreias e hepatite A, principalmente entre crianças e idosos.
Hoje estamos com 98% da população de Balneário Camboriú atendida por serviços de coleta de esgoto. Em poucos meses vamos chegar a 100%, universalizando todos os serviços de saneamento ambiental. É claro que não foi o nosso governo o único responsável por chegarmos a esses números. Assim como não é a última martelada responsável por fixar o prego na parede. Mas durante os primeiro quatro anos do nosso governo, com determinação e empenho da nossa equipe da Emasa, demos um outro tom, colocamos mais velocidade e qualidade nos serviços.
Mas não é só na saúde que os impactos são sentidos quando se investe em saneamento básico. O meio ambiente também agradece. Hoje temos todas as nossas praias com balneabilidade, inclusive com inéditas duas praias com a Bandeira Azul nos último três anos. Distinção concedida pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) àquelas com melhores estrutura e balneabilidade.
Balneário Camboriú, assim como uma parte significativa do Estado de Santa Catarina, tem sua economia também fundada no turismo. E os investimentos em saneamento básico refletem também nesse setor. A questão ambiental é cada vez mais um diferencial para as pessoas decidirem por um destino. Logo, investir em saneamento básico também é estimular a economia.
Fabrício Oliveira, prefeito de Balneário Camboriú