Samba de Terreiro com apresentação gratuita na Escadaria do Rosário

O Projeto Samba de Terreiro Florianópolis nasceu em 2017 do encontro de músicos, pesquisadores, formadores de opinião e a Velha Guarda da Copa Lord, com o objetivo de contar e cantar um pouco da história do samba de terreiro das Escolas de Samba.
O repertório cantado nas rodas é baseado em pesquisa a partir do ano de 1927, com sambas da primeira escola, a “Deixa Falar”, nascida no Estácio no Rio de Janeiro. E inclui composições históricas da Mangueira, Portela, Império Serrano, Salgueiro e, também, sambas das décadas de 1940/50 de escolas de Florianópolis como Os Protegidos da Princesa e a Embaixada Copa Lord.
Antigamente, sambistas como Cartola, Paulo da Portela, Zé Keti, Silas de Oliveira, Geraldo Babão, Noel Rosa de Oliveira, entre outros, lançavam seus sambas nos terreiros e nas quadras de escolas de samba, antes mesmo de ser gravados. Era nesses locais que se avaliava o sucesso dos sambas cantados pelas pastoras das escolas.
Em Florianópolis, foram lançados sambas marcantes, que serão apresentados na Escadaria do Rosário, como “Quem vem lá” (Avez-vouz – Fogão), “Quem subir la no Morro” (Zininho) ou “Tributo ao Armandino Gonzaga”, samba do Professor Lucas, ou como diziam os sambistas antigos, “serão entoadas muitas brasas”.
SERVIÇO
Data: 27 de maio – terça-feira
Horário: 18h ás 19h30
Local: Escadaria do Rosário. Rua Trajano, Centro de Florianópolis – SC
Apoio: Fundação Franklin Cascaes – Prefeitura de Florianópolis – Sesc-SC
Realização: Projeto Samba de Terreiro de Florianópolis