Resultado do concurso de bebidas Brasil Cup

Com a festa de premiação, realizada em Florianópolis, na noite de sábado (09), encerrou o Concurso Brasil Cup, maior concurso de bebidas da América Latina. Com destaque ao empreendedorismo feminino, ciência e paixão por bebidas, o evento teve duração de uma semana, no Hotel SESC Cacupé. Nesse período, rótulos de vinhos, cervejas, sidras, hidroméis, kombuchas e destilados foram avaliados por um júri nacional e internacional, formado por especialistas de cada categoria.
Além das etapas técnicas da competição, a programação incluiu painéis sobre inovação na indústria, oportunidades de networking e experiências exclusivas para os participantes. Na aguardada última noite, o evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Science of Beer.
Idealizado e organizado por mulheres, o concurso, que conta com o apoio do SEBRAE, se diferencia pela aplicação de ciência e tecnologia na avaliação dos rótulos. À frente da iniciativa está a cientista Amanda Reitenbach, fundadora do Brasil Cup, que é uma das primeiras pesquisadoras do ramo e lidera o desenvolvimento de softwares exclusivos baseados em inteligência artificial.
O Beer Sensory Pro, voltado para cervejas, e o Brasil Sensorial, em fase beta, dedicado a outras bebidas, utilizam machine learning e processamento de linguagem natural para garantir análises alinhadas aos guias oficiais de estilo, gerar laudos técnicos personalizados e identificar padrões sensoriais com precisão. A tecnologia confere ainda mais transparência, rigor técnico e confiabilidade ao julgamento, consolidando o Brasil Cup como referência em inovação no setor.
Entre as grandes inovações apresentadas no Brasil Cup, destaca-se a nova roda sensorial para bebidas lupuladas, que é resultado de um projeto de pós-doutorado industrial liderado por Amanda.
A dimensão internacional do Brasil Cup, que recebeu rótulos de oito países, foi além: o júri também contou com nomes de peso do cenário global. Um dos grandes destaques foi Pete Slosberg, referência do empreendedorismo cervejeiro nos Estados Unidos. Fundador da Pete’s Brewing Company e criador da icônica Pete’s Wicked Ale, Slosberg é autor, mentor e jurado internacional, e sua participação reforçou o prestígio e a projeção global do evento.
As premiações do Brasil Cup valorizaram a qualidade técnica e sensorial de bebidas nas categorias de cerveja, destilado, hidromel, kombucha, sidra e vinho e já anuncia que, para a próxima edição, serão acrescentadas as categorias de azeite de oliva e bebidas não alcoólicas. Em cada estilo, foram concedidas medalhas de ouro, prata e bronze às amostras mais bem avaliadas, além de menções Honra ao Mérito para rótulos que se destacaram pelo desempenho e qualidade. Os medalhistas de ouro ainda concorreram ao cobiçado título de The Best of Show, que elegeu a Melhor Bebida do Ano em cada categoria. No segmento cervejeiro, o Brasil Beer Cup contou com premiações exclusivas, como os títulos de Cervejaria do Ano (em diferentes portes e perfis), Cervejeiro(a) do Ano e o ranking TOP 50, que celebrou as cinquenta melhores cervejarias da edição – um verdadeiro reconhecimento à consistência e à inovação no setor.
RESULTADOS:
As premiações por estilo, com medalhas de ouro, prata e bronze, estão neste link
Mais informações no site https://www.brasilbeercup.com.br/