17 de outubro de 2025

Projeto Música em Trânsito no Museu e Tapeçarias de Tirelli

ascom

Em janeiro, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) dá largada a um projeto para trazer música ao hall do Centro Integrado de Cultura (CIC). É o Projeto Música em Trânsito no Museu, que contará com apresentações de uma hora, às sextas-feiras, às 18h, de janeiro a junho de 2025 (duas edições serão às quintas-feiras; detalhes na programação abaixo). Outra novidade também marca este início deste ano no espaço cultural: a exposição das tapeçarias de Almir Tirelli em suas paredes internas.

A primeira apresentação musical, no dia 17, será realizada pelo pianista Alberto Heller. Na semana seguinte, no dia 23, o público confere a performance poética, musical e teatral de Taoana Aymone Padilha e Luiz Felipe Bianchini. E para fechar o mês, dia 31, tem recital de piano com Luiz Gustavo Zago.

Conforme o projeto, apresentado pela Diretoria de Arte e Cultura da FCC, iniciativas como essa são fundamentais para que os equipamentos culturais cumpram a sua função de promover a fruição, ser um ponto de encontro entre artistas, técnicos, gestores, pensadores e público e mobilizar produtos, serviços e experiências singulares.

E para completar, o cenário terá um toque mais que especial. As tapeçarias criadas pelo artista Almir Tirelli para o antigo saguão do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, hoje sob a guarda da Fundação Catarinense de Cultura, ficarão definitivamente expostas no hall do Centro Integrado de Cultura. Os painéis foram doados pela Infraero à FCC em 2020. Em seguida, as obras passaram por processo de limpeza e conservação por técnicos do  Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) e, em 2021, foram expostas no Museu Histórico de Santa Catarina. Agora, ficarão disponíveis para apreciação do público na ala norte do CIC.

A tapeçaria foi criada exclusivamente para recepcionar os viajantes que chegavam ao aeroporto da cidade, inaugurado em 1976. As obras apresentam elementos do cotidiano ilhéu, com referências ao saber fazer, à arquitetura e às celebrações relacionadas à cultura florianopolitana, como a Ponte Hercílio Luz, o Palácio Cruz e Sousa, a Festa do Divino, o artesanato focado na renda de bilro, casarios luso-brasileiros, folclore, a Lagoa da Conceição, a pesca da tainha, entre outros. O artista Almir Tirelli é natural do Maranhão. Como artesão autodidata, veio para Santa Catarina no fim dos anos de 1960, estabelecendo-se inicialmente em Palhoça e, pouco depois, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, onde viveu até meados dos anos 1990.

Toda a programação é gratuita.

Cronograma de apresentações:

Janeiro

17 de janeiro – Alberto Heller
23 de janeiro- Taoana Aymone Padilha e Luiz F. Bianchini
31 de janeiro – Luiz Gustavo Zago

Fevereiro

7 de fevereiro- Masami Ganev
14 de fevereiro – Carolina Momm de Melo
21 de fevereiro – Beth Freire
27 de fevereiro – Choro Bugio

Março

7 de março – Thierry Risse
14 de março- Marta Nora Leiva
21 de março – Carolina Brum
28 de março – Portal do Choro

Abril

4 de abril – Juan Rossi
11 de abril – Daniel Green
18 de abril – Jandira de Souza
25 de abril – Samuel dos Santos

Maio

2 de maio – Harold Auras
9 de maio – Edith Gondin
16 de maio – Rafael Tomazoni
23 de maio – Julia Rolim
30 de maio – Quarteto Desterro

Junho
6 de junho – Gabriel Vitor Alves
13 de junho – Leandro Rocha
20  de junho – Choro de menina
27 de junho – Suzana Prado

Foto: Márcio H. Martins / FCC