Projeto cultural leva oficinas de escrita e teatro gratuita para jovens e adolescentes

A criatividade precisa ser estimulada das mais diversas formas, em especial na infância e adolescência. Sabendo disso, a atriz e arte-educadora Júlia Fernandes Lacerda desenvolveu a oficina “Escrita Teatral CriAtiva – Práticas de experimentação artística e fruição da escrita pessoal” buscando atingir crianças e jovens, dos 06 aos 14 anos, com o intuito é inspirar novos escritores, dramaturgos e

artistas, compartilhando e criando textos inéditos, valorizando a produção local, estimulando à leitura e à escrita.

Esta oficina é parte da pesquisa de doutorado da atriz e foi ministrada pela primeira vez em julho de 2022, na cidade de São João Batista, por meio do projeto “Escola Escritora” – uma realização do SESC – SC, com crianças da Escola SESC do município citado, e teve uma repercussão bastante positiva. “Depois da realização desta primeira oficina, percebemos a importância de capilarizar a ação e contemplar um público ainda maior”, destaca Júlia. A professora regente da turma contemplada, Sandra Rozélia, realizou a oficina junto com seus alunos, e relatou: “As atividades em particular foram muito legais, uma maneira diferente de trabalhar com o corpo, com o sentimento, com os gestos, transformando isso em escrita, então é uma ação potencializadora da escrita através do corpo, das sensações, de todos os sentidos”. 

As oficinas serão realizadas em escolas municipais e estaduais de  Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Tijucas, Capivari de Baixo, Tubarão, Criciúma, Camboriú e Itapema. O projeto foi contemplado pelo Edital Elisabete Anderle 2022. Ao final do projeto,  está previsto o lançamento de um ebook gratuito com os materiais dramatúrgicos e processos realizados nas oficinas, materializando o percurso e oportunizando aos participantes e ao público em geral o contato com os materiais construídos nas oficinas ministradas durante este projeto. 

Confira as datas

13 e 14 de abril – Florianópolis

17 e 18 de abril – Itapema

19 e 20 de abril – Camboriú

27 e 28 de abril – São José

11 e 12 de maio – Tijucas

18 e 19 de maio – Palhoça

22 e 23 de maio – Capivari de Baixo

23 e 24 de maio – Tubarão

25 e 26 de maio – Criciúma

01 e 02 de junho – Biguaçu