3 de fevereiro de 2026

Programas educativos propõem reflexões

Foto Elisa Imperial

Uma conferência e uma visita e fala sobre a artista Elke Hering no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação são as próximas agendas da casa.

Os dois encontros põem o foco na mostra “Elke Hering – Metamorfoses”. Idealizador do programa “Retroprojetor: Encontros do Olhar”, Raul Antelo compõe seis conferências realizadas entre abril e outubro, duas das quais proferidas por ele mesmo e as demais por pesquisadores que receberam o seu convite.

Hoje, dia 31, às 19h30, Antelo movimenta o instituto enquanto a filha da artista, Rafaela Hering Bell, .no próximo sábado, dia 5, entre 10h30 e 11h30, assume o comando do Sábados com Arte para visitar a exposição e falar sobre a trajetória da mãe. Em ambas as iniciativas, a entrada é gratuita, a participação se organiza por ordem de chegada e as vagas são limitadas.

 “A Eterna Ironia da Comunidade: Arte Normal, Anormal, Degenerada” é o tema da segunda conferência do pesquisador, professor, autor de livros que são referência no campo da literatura e das artes visuais. Envolvido com o conhecimento por meio de exposições, desde a sua criação em julho de 2022, o instituto investe em ações capazes de alargar sensibilidades e conexões com a comunidade.

De olho na exposição “Elke Hering – Metamorfoses”, aberta com visitação gratuita até o dia 2 de dezembro, Antelo recorre à historiadora da arte Linda Nochlin (1931-2017) que no passado coloca a clássica e incômoda questão: por que não há boas artistas mulheres?

Fala afetiva sobre a artista

O Sábados com Arte, um dos programas do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, é um espaço voltado por excelência à arte educação, ao encontro, à reflexão, ao conhecimento, à criatividade e a uma boa conversa. O primeiro encontro organizado pelo Núcleo Educativo em torno da mostra “Elke Hering – Metamorfoses” coloca como protagonista a filha da artista, Rafaela Hering Bell que faz, no dia 5 de agosto, entre 10h30 e 11h30, uma visita e fala sobre a trajetória da mãe. Com entrada gratuita, a participação é por ordem de chegada e as vagas são limitadas.

Fala afetiva e de amor, neste Sábados com Arte, Rafaela Hering Bell lembra a vida e a produção artística da mãe e, assim, ajuda a ampliar a compreensão sobre esse legado. Para isso, além das lembranças, usa sua experiência curricular do passado como diretora do Museu de arte de Blumenau (MAB) e integrante do Conselho Estadual de Cultura e o seu acompanhamento atual na Casa do Poeta Lindolf Bell, em Timbó (SC).

Ela começa sua imersão na fotografia no começo da sua amizade com o fotógrafo internacional Paulo Greuel (1951-2021) e, desde então, vem amadurecendo o seu processo da escrita da luz. Divulga, projeta e comercializa seu trabalho digitalmente desde 2012, através de sua galeria on-line Arte para Usar. Proprietária da empresa também trabalha com compra e venda de obras de arte e colabora com projetos de outros artistas ligados à memória cultural e ações sociais que envolvem cultura. Há 28 anos divulga a obra de seus pais, o poeta Lindolf Bell (1938-1998) e a escultora Elke Hering (1940-1994).

 

SERVIÇO CONFERÊNCIA

O quê: Programa “Retroprojeto: Encontros do Olhar”, com Raul Antelo

Quando: 31.7.2023, 19h30

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC)

Quanto: gratuito. Vagas limitadas, por ordem de chegada

SERVIÇO SÁBADOS COM ARTE

O quê: Visita e fala com Rafaela Hering Bell – Programação Especial Festival Viva Floripa – Edição Centro & Continente

Quando: 5.8.2023, 10h30 às 11h30

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48) 3025-4058

Quanto: gratuito. Participação é por ordem de chegada e as vagas são limitadas

SERVIÇO EXPOSIÇÃO

O quê: exposição “Elke Hering – Metamorfoses”

Quando: Até 2.12.2023; seg. a sex., 13h30 às 18h30, sáb., 10h30 às 15h30

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48) 3025-4058

Quanto: gratuito

 

Foto Elisa Imperial