Prefeito de Palhoça suspende aulas das redes municipal e particular de ensino

O prefeito de Palhoça, Camilo Martins, anunciou, na tarde desta segunda-feira (16), a suspensão gradual das aulas tanto na rede municipal, quanto na rede privada e a liberação dos servidores com mais de 60 anos, além de portadores de doenças crônicas e/ou respiratórias, para trabalharem de casa, quando possível, a partir desta terça-feira (17). A iniciativa, prevista no decreto 2560/2020, faz parte de um conjunto de medidas adotas pela administração municipal, desde a última sexta-feira (13), para prevenir a disseminação do Covid-19, o novo coronavírus, na cidade e região.

Sem nenhum caso confirmado em Palhoça, o prefeito concorda que o isolamento é uma importante forma de prevenção. “Para que não tenhamos o ápice da pandemia registrado em outros lugares do mundo, é preciso responsabilidade, cautela, união do poder público e o apoio de toda população, acatando as orientações do Ministério da Saúde”, conclui o prefeito, que também é vice-presidente da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), e agendou uma reunião para coordenar ações integradas de prevenção com gestores municipais da região.

Suspensão de aulas

De 17 a 20 de março as escolas deverão funcionar normalmente, mas a presença dos alunos é facultativa, sem prejuízo de faltas. A normativa inclui a rede municipal de ensino infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e se estende a rede particular.

Para a medida, o prefeito levou em consideração que as famílias necessitam de um tempo para se organizarem até que a medida comece a vigorar como regra. “A partir desta terça (17) fica a critério dos pais ou responsável levar o aluno para a escola ou não. Somente a partir do dia 23 de março as aulas estarão suspensas”, explicou o prefeito. A medida antecipa o recesso escolar de julho de 2020 e é válida por sete dias (29 de março), podendo ser prorrogada por mais sete dias e assim sucessivamente, se houver a necessidade de acordo com a situação de saúde pública do país.

Trabalho a distância

A partir desta terça-feira (17) também, os servidores municipais com mais de 60 anos e portadores de doença crônica e/ou respiratória comprovada, estarão dispensados para exercerem suas funções a distância (home office). A recomendação é que os colaboradores afastados permaneçam em suas residências, por fazerem parte de um grupo mais suscetível ao contágio do Covid-19.

Aqueles que tiverem retornado de viagens a locais com casos confirmados de coronavírus, ficarão afastados das dependências da prefeitura e isolados por sete dias, mediante comunicação à chefia imediata e realização de trabalho a distância, conforme necessidade da Administração Municipal.

Por Franciele S. Bruchado – Comunicação/PMP