Pneumonia é uma das doenças que mais mata crianças e pode ser prevenida

Dados da UNICEF mostram que a doença matou uma criança abaixo de 5 anos a cada 39 segundo, em 2020.

Dia 12 de novembro marca o Dia Mundial de Combate à Pneumonia, doença que é a principal causa de more em crianças até 5 anos de idade, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Por isso a importância da prevenção da doença.

Entre as formas de prevenir, as principais recomendações da SBPT são lavar as mãos com frequência; não fumar; não usar bebidas alcoólicas; evitar aglomerações e se vacinar.
O calendário de vacinação começa desde cedo, a partir dos 2 meses de vida, com a vacina Pneumocócica. No Brasil, a vacinação contra a doença é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de forma gratuita com a Pneumo 10 e também na rede privada, em clínicas autorizadas como a Primme Vacinas, com a Pneumo13, que previne a pneumonia bacteriana e combate 13 grupos da bactéria pneumococo, que ataca toda a via respiratória.

A enfermeira Mariana Fernandes alerta sobre a importância da vacina contra a Peneumonia que ajuda a prevenir outras doenças. “Embora não previna contra o novo coronavírus, estar vacinado com a pneumocócica 13 protege o organismo de doenças responsáveis por pneumonias, já que a vacina protege as vias respiratórias, evitando complicações desta natureza em pacientes com COVID-19, por exemplo”, explica.


A partir dos 2 anos de idade o imunizante já tem dose única. No caso de bebês, há necessidade de fazer mais doses por conta da imunidade da criança. Procure uma clínica com autorização da Anvisa, e mantenha a saúde em dia!

Por Daniele Lottermann