16 de outubro de 2025

Pinguim-de-Magalhães é resgatado na região central de Florianópolis

pinguin

A equipe foi acionada pelo telefone 0800 642 3341 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e trouxe o animal para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal). 

O pinguim foi avaliado pela equipe veterinária no ambulatório, recebeu medicação inicial de suporte e encaminhado para a Sala de Estabilização. Serão realizados exames complementares para determinar o melhor tratamento para o animal.  Tão logo a ave responda ao tratamento, ela se juntará aos outros animais da espécie no recinto com piscina. Assim que estiverem aptos, os pinguins serão liberados ao habitat natural. 

Os pinguins-de-Magalhães chegam exaustos em nossas praias depois da longa viagem desde a Patagônia. Alguns infelizmente morrem, pois são inexperientes e encaram pela primeira vez a migração anual. Outros, acabam sendo capturados em petrechos de pesca de forma não intencional (captura bycatch). 

O que fazer ao encontrar um animal encalhado na areia:

– Mantenha distância e afaste os animais domésticos, eles podem transmitir doenças aos pinguins

– Se possível, use uma toalha para conter o pinguim e coloque-o em uma caixa de papelão para mantê-lo aquecido. Cuidado com o bico! 

– Não o alimente, não molhe, jamais coloque-o no gelo. Se ele saiu da água, pode estar cansado, desidratado, doente ou com a temperatura corporal baixa. Não o force a entrar na água. 

– Ligue no telefone 0800 642 3341 e a base mais próxima do PMP-BS irá resgatar o animal. 

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.


https://www.youtube.com/embed/zdnV117ae7g