Pelo segundo ano consecutivo, TopMed vence o prêmio latino-americano InovaCidade

Empresa foi reconhecida com case pioneiro de implantação de telemedicina em UBSs de Aracaju. Serviço tem mais de 90% de resolutividade e reduz significativamente o tempo de fila de espera.
Referência em telemedicina e telessaúde no Brasil, a TopMed é vencedora do Prêmio InovaCidade 2024, concedido pelo Instituto Smart City Business America. A entrega será no dia 14 de maio durante abertura da 11ª edição do Smart City Business Brazil Congress (SCB-BR), na capital paulista. O evento é considerado o mais importante e estratégico sobre cidades inteligentes da América Latina.
O Instituto Smart City Business America está presente em nove países do continente americano e promove o avanço das discussões relacionadas às Smart Cities na região, sendo líder da iniciativa para a criação de um ecossistema e de um mercado de Cidades Inteligentes.
O Prêmio InovaCidade é concedido às principais iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. Em 2024, houve 128 inscrições, sendo selecionados 43 projetos e iniciativas com impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade. Os vitoriosos integram tanto o setor público quanto privado.
O reconhecimento da TopMed se baseia no pioneiro case, tanto no país quanto no exterior, que fornece telemedicina especializada a Unidades Básicas de Saúde da cidade de Aracaju. O projeto iniciou as atividades em março de 2023 e até o momento está disponível em 37 UBSs e três Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
“No cenário atual, onde a inovação em saúde é mais que essencial, a TopMed participa e está na vanguarda dessa transformação. Este prêmio não apenas celebra, mas também reafirma nosso compromisso com o cuidado em saúde centrado no ser humano e nossa determinação de garantir que esse cuidado de qualidade seja acessível a todos”, afirma Valda Stange, CEO da TopMed.
“O reconhecimento se dá pelo impacto na vida da população, esses 18 mil atendimentos neste primeiro período representam tratamentos iniciados, continuados e concluídos, ou seja, pessoas seguindo sua rotina com qualidade de vida e bem-estar. Houve uma estratégia efetiva de treinamento e suporte para a equipe de saúde local de Aracaju para o acolhimento da população e a conexão com o médico remoto”, explica Cleones Hostins, Head Comercial da TopMed.
Este é o segundo ano consecutivo que a TopMed é reconhecida nessa grande premiação. Em 2023, o projeto contemplado foi o Atenção Primária Remota, primeiro canal brasileiro de atendimento pré-clínico para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço iniciou em 2019 na prefeitura de Florianópolis e, hoje, é aplicado em diversos municípios brasileiros.
Telemedicina na UBS: A solução implantada em Aracaju consistiu na instalação de equipamentos básicos para uma boa qualidade no atendimento, permitindo consultas a distância entre pacientes e especialistas. Segundo Cleones Hostins, head Comercial da TopMed, em comparação com o modo de operação padrão do SUS, a iniciativa é disruptiva, pois coloca o paciente no centro dos cuidados, evitando o afastamento da família e do trabalho para tratamento de saúde e reduzindo o prazo para o diagnóstico e o início do tratamento.
“Também representa economia para o poder público, seja em relação ao TFD (Tratamento Fora do Domicílio) ou à prevenção do agravamento de condições de saúde, o que evita tratamentos mais dispendiosos e mantém um alto nível de qualidade de vida aos munícipes”, complementa ele.
Valda Stange informa ainda que outro destaque da solução é o modelo de autogestão da agenda de consultas. Isso permite que cada unidade gerencie de forma independente o agendamento com especialistas, sem depender de ajustes ou aprovações externas.
Resultados notáveis: Em apenas 12 meses de execução, foram realizados 18.754 agendamentos. Os usuários que mais utilizaram as teleconsultas tem entre 40 e 59 anos, são predominantemente do sexo feminino. Apenas 47% das consultas necessitaram de exames adicionais, e somente 3% geraram atestados médicos. O serviço tem alta resolutividade, com o índice de 93,66%, ou seja, a cada 100 pessoas atendidas, 94 tiveram sua demanda solucionada.