Onças-pintadas estão nas ruas de Florianópolis em exposição gratuita da Jaguar Parade

Arte, cultura, conscientização e reflexão para a conservação do maior felino das Américas. Assim é a Jaguar Parade Floripa 2023, que a partir desta sexta-feira, 14 de abril, passa a fazer parte do cotidiano da vida de milhares de pessoas que moram e visitam a Grande Florianópolis.

O evento que marcou o lançamento oficial da exposição foi realizado na quinta-feira, 13 de abril, durante um coquetel no  no Il Campanario Villaggio Resort – em Jurerê, com a presença de artistas, imprensa, patrocinadores do evento e autoridades.

No total, 50 onças-pintadas em esculturas de fibra de vidro, em tamanho real, foram espalhadas pelos principais pontos da capital catarinense e região metropolitana, como um alerta para a importância da preservação da onça-pintada, um dos símbolos da fauna brasileira e ameaçada de extinção.

As obras podem ser vistas gratuitamente até o dia 20 de maio em locais como: Mercado Público, Jurerê Open, Floripa Shopping, Passeio Primavera, Passeio Pedra Branca, Beira-Mar Norte (em frente ao Trapiche), Cabeceira da Ponte Hercílio Luz, TICEN, Catedral Metropolitana, Mirante do Morro da Lagoa, Armazém Rita Maria, Jardim Botânico, Centrinho da Lagoa, Nipô Beira-Mar, Praça da Igreja, Aruna Beach Club, ALESC, Oka Floripa, Aeroporto Hercílio Luz, Praça Nereu Ramos e Il Campanário. 

“A exposição traz  grandes obras de arte, mas elas fazem muito mais sentido quando pais e professores aproveitam essa oportunidade para discutir sobre o tema da preservação com as crianças sobre a nossa fauna, nossa flora. Fica o 

convite para que façam o tour pelas esculturas e reflitam sobre a subjetividade que a arte traz”, enfatiza Carolina Barreto, diretora da Artery, empresa responsável pelo evento. 

Durante todo o período de exibição, as obras serão disponibilizadas para leilão online com 50% dos recursos doados para as ONGs parceiras: Onçafari, que se dedica para conservar a fauna e os habitats naturais brasileiros por meio de projetos voltados à ciência e ecoturismo; e a Panthera, que desenvolve estratégias inovadoras baseadas na melhor ciência disponível para proteger guepardos, onças, leopardos, leões, pumas, leopardos-das-neves, tigres e outras 33 espécies de felinos, bem como seus habitats naturais.

No dia 25 de maio serão divulgados os resultados do leilão, através dos canais oficiais de comunicação da Jaguar Parade, patrocinadores, parceiros e artistas.

Movimento ambiental e cultural

As pinturas das esculturas de onças foram feitas por mais de 20 artistas. Nomes conhecidos do cenário da arte local e nacional que deixaram suas marcas em um dos maiores movimentos artísticos internacionais. Luciano Martins, conhecido pelo talento multicolorido e pelas parcerias com iniciativas sociais, trouxe, para sua onça, elementos da cultura da região, com o tema Esperando as Tainhas. 

“É um orgulho imenso fazer parte desta grande exposição de arte urbana que tem muito a ver com nosso DNA, com nossa brasilidade e nossa fauna, dando voz a uma causa tão difícil de lidar. Muitas vezes pensamos como nós urbanos podemos defender as onças, algo tão distante, mas de repente chega uma iniciativa como a Jaguar Parade trazendo uma oportunidade única”, ressaltou Luciano.

Para Natalia Kroich, artista plástica de 25 anos, natural de Florianópolis, movimentos como esses são verdadeiros sonhos de muitos artistas e que se tornaram realidade através do apoio de grandes empresas que apoiaram a causa e investiram no projeto.
“Nao é só um movimento ambiental, mas um movimento cultural e nós artistas de Floripa estamos tendo esse privilégio de fazer parte dessa construção pela causa animal. Parabenizo as grandes empresas, como a ISA CTEEP, que estão apoiando e dando tanta importância ao olhar com carinho para essas causas. Não basta só falar com palavras bonitas, mas trazer atitudes reais para que, juntos, possamos mostrar para o mundo que a gente pode fazer diferença e lutar por tudo isso que vem acontecendo no cenário da fauna brasileira e na Amazonia”, disse Natália.  

 Arte livre e democrática

A realização da Jaguar Parade Floripa 2023 é da Artery, empresa catarinense referência na promoção de projetos de arte urbana ligados às causas socioambientais, liderada pelos co-founders Giovane Pasa e Carol Barreto. Em 2022, a Artery, em uma parceria inédita com as organizações líderes em defesa da onça-pintada (PNUD, PNUME, WWF, Panthera e WCS), realizou uma edição da Jaguar Parade em Nova York dando visibilidade internacional à causa. Ano que vem a exposição será uma grande edição com etapas no Rio de Janeiro e Cidade do México.

“É muito bom poder trazer este evento tão consolidado aqui para Floripa, onde começamos há 12 anos. Agradecemos aos órgãos, empresas e parceiros que acreditaram e disseram sim para esta causa tão importante e necessária. A Artery nasceu com um propósito: promover causas e marcas por meio da arte livre e democrática, e é o que estamos fazendo aqui”, finalizou Giovane Pasa.

Patrocinador Diamante:

Isa CTEEP

Patrocinador Platina:

PremieRpet

Patrocinador Ouro:

Arquitech

Pedra Branca

Face It

Nipô Sushi

Aruna Beach Club

Shopping Oficial:

Floripa Shopping

Parceiros Oficiais:

Jurerê In_

IL Campanario Villaggio Resort

Jurerê Beach Village

Open Shopping

SAE – Sistemas de Água e Esgoto de Jurerê In_

WVN

ESG Summit

Paris Telas e Tintas

iArremate

Apoio:

Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria Especial da Cultura

Prefeitura Municipal de Florianópolis

Realização: Artery Produções

Fotos: Eduardo Pacheco e Adriano Matheus