16 de outubro de 2025
IMG_9910

Tomando como ponto de partida sua dissertação de mestrado, a artista gráfica e curadora convida à reflexão sobre as múltiplas possibilidades de exposição de obras de arte. Oficinas gratuitas vão acontecer em Florianópolis, Palhoça, São José e Garopaba

No próximo dia 23/11, a artista gráfica e curadora Vanessa Schultz, lança em Florianópolis, o projeto A Dissertação Mais Usada da Sala de Leitura. Desde 28/10, ela vem promovendo uma série de lançamentos e oficinas em seis cidades de Santa Catarina, com distribuição de uma publicação gratuita, que visa discutir sobre os lugares onde a arte pode estar, mostrando ao público que as publicações impressas também são espaços expositivos alternativos para obras de arte.

As próximas oficinas acontecem dia 18/11, no Sesc de Palhoça e no IFSC de São José (confira no serviço a agenda completa. O projeto foi contemplado no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2020, e compreende oficinas presenciais e distribuição de publicação totalmente gratuitos.

Para tanto, a artista adaptou o conteúdo de sua dissertação de mestrado, intitulada Lugar Publicação – artistas e revistas, para uma linguagem menos acadêmica, tornando-o acessível a diversos públicos, especialmente aos menos especializados no assunto. O resultado desse processo é a realização do projeto A Dissertação Mais Usada da Sala de Leitura ─ contemplado no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2020 ─, que amplia o acesso à arte e oferece atividades gratuitas.

“Há muito tempo os artistas expandiram seus suportes de produção para além das tradicionais técnicas pintura-escultura-cerâmica, mostrando que uma obra de arte pode habitar também o espaço das ideias e outros suportes. A intenção desse projeto é mostrar que a forma impressa pode ser mais um local de acessibilidade às obras de arte. Pode ser, também, a obra em si.”, explica a autora.

Ministradas por Vanessa Schultz, as oficinas são abertas ao público em geral e estão sendo realizadas presencialmente nas cidades de Florianópolis, Chapecó, Garopaba, São José, Palhoça e Salto Veloso (confira a programação no serviço), com distribuição da publicação. Durante as atividades é trabalhado o material que foi desenvolvido especialmente para o projeto: lâminas avulsas de papel no formato 60 x 90 cm que podem ser montadas pelo público em forma de caderno, a publicação traz também uma capa em branco que pode ser customizada pelos leitores com a utilização de carimbos feitos especialmente para a atividade. Um cartaz produzido pela artista-editora-curadora catarinense Kamilla Nunes acompanha o material. Com tiragem de 500 exemplares, parte da distribuição da publicação foi destinada a acervos e bibliotecas. 

A oficina é oferecida gratuitamente para pessoas acima de 13 anos, Agendamento pode ser feito pelo e-mail lugarpublicacao@gmail.com, (o limite é o número de exemplares disponíveis).

Sobre a autora do projeto

Vanessa Schultz é artista gráfica, curadora e diretora de arte especializada em publicações de artista. Vive em Florianópolis/SC, onde trabalhou e trabalha em parceria com diversos artistas e editores.

Oficinas a serem realizadas

  • Dia 18 de novembro – Palhoça

SESC Palhoça / Biblioteca – Rua João Pereira dos Santos, 303 – Ponte do Imaruim, Palhoça/SC

  • Dia 18 de novembro – São José

IFSC Câmpus São José – R. José Lino Kretzer, 608 – Praia Comprida, São José – SC

  • Dia 21 de novembro – Florianópolis

IFSC Câmpus Florianópolis – Av. Mauro Ramos, 950 – Centro, Florianópolis

  • Dia 29 de novembro – Garopaba

IFSC Câmpus Garopaba – R. Maria Aparecida Barbosa, 153 – Campo D’una, Garopaba

As oficinas em Salto Veloso foram realizadas dia 8 de novembro.

Foto: Edu Santos