15 de outubro de 2025

Oficinas culturais promovidas pela jornalistas Ana Lavratti

FOTO ISIS LACOMBI

O Setembro Verde traz à tona duas datas de grande importância: o 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e o 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos.

A escritora Ana Lavratti, contemplada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) para o Circuito Catarinense de Cultura, usa essas datas para dar visibilidade às deficiências ocultas. Em Santa Catarina, a Lei n. 18.255/2021 passou a garantir que pessoas com doença renal crônica sejam reconhecidas como pessoas com deficiência.

Ana Lavratti propõe oficinas culturais nas instituições APAR e Renal Vida para conscientizar a sociedade de que as deficiências nem sempre são visíveis, como explica: “As deficiências são muitas vezes invisíveis, por isso buscamos sensibilizar a sociedade com atividades culturais que mostrem essas realidades.”

O projeto oferece seis encontros gratuitos. As oficinas culturais “Alegria a gente Cria” ocorrerão em instituições como a APAR, em Florianópolis, e a Renal Vida, em Blumenau. Além disso, haverá atividades na Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), no Espaço IVG do Instituto Vilson Groh, e na AMUCC, com um evento aberto ao público no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Entre os dias 1º e 24 de setembro, os participantes poderão se envolver com atividades baseadas no livro motivacional que será distribuído gratuitamente. A oficina também integra o projeto Múltiplas Experiências, realizado na Casa Múltiplas.

Ana Lavratti, autora de 12 livros, entre eles “Alegria a gente Cria”, iniciou sua carreira literária através do voluntariado. Seu primeiro livro, “Seus olhos, depoimentos de quem não vê como você nunca viu”, teve toda a renda destinada à ACIC.

Em outra iniciativa recente, ela levou oficinas para a ACIC, explorando o conto “O Patinho Feio”. Agora, o objetivo é disseminar o conceito de “monólogo interior vencedor”. Esse conceito começa com a reflexão sobre os poemas, que convidam os participantes a repensarem seus comportamentos com empatia e humanidade: reconhecer suas limitações com respeito, olhar para a própria trajetória com orgulho e substituir falas de lamentação por expressões de otimismo e proatividade.

Ana Lavratti, que teve de enfrentar desafios pessoais, como o câncer quando tinha um bebê pequeno e a recuperação após o marido ter sido submetido a diversas cirurgias, conhece profundamente a realidade de quem precisa se reinventar constantemente. Seus próprios momentos de fragilidade foram transformados em poemas no livro “Alegria a gente Cria” e nas oficinas, onde ela se inspira nas teorias de Augusto Cury e Tony Robbins.

“Sempre que uma pessoa tem limitações de saúde, toda a rede de apoio precisa se adaptar, e são estas pessoas que desejamos envolver, levando mensagens de empatia, de encorajamento e de alegria para os pacientes, os familiares e os voluntários, incitando por meio da leitura poética e da escuta afetiva uma postura protagonista diante das adversidades”, resume Ana.

AGENDA DE OFICINAS “ALEGRIA A GENTE CRIA”

28.08 – 8h30 – Faial Prime Suites – Café da Manhã para imprensa e Lançamento oficial da programação das Oficinas “Alegria a gente Cria”

01.09 – 13h – ACIC – Associação Catarinense para Integração do Cego (Florianópolis)

03.09 – 14h30 – APAR – Associação dos Pacientes Renais de SC (Florianópolis)

10.09 – 14h – Espaço IVG – Instituto Vilson Groh (Florianópolis)

11.09 – 19h – Múltiplas Experiências na Casa Múltiplas (Florianópolis)

22.09 – 11h – Renal Vida (Blumenau)

24.09 – 13h30 – Plenarinho da Assembleia Legislativa (Alesc), em parceria com AMUCC*
* Encerramento com evento aberto ao público e distribuição gratuita do livro.

Foto: Isis Lacombi