16 de outubro de 2025

Matrículas na EJA de Florianópolis estão abertas durante todo o ano

EJA

Quem quiser se alfabetizar ou concluir o ensino fundamental pode procurar uma escola municipal ou uma das localidades que ofertam a Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

A Educação de Jovens, Adultos e Idosos, a EJA, é uma forma de  garantir o direito à educação para as pessoas com mais de 15 anos que buscam a alfabetização e a conclusão do ensino fundamental. Apesar das aulas já terem iniciado, nesta modalidade de ensino, as matrículas continuam abertas durante todos os meses do ano.

Interessadas podem procurar uma das localidades da EJA ou uma escola municipal. Para mais informações no contato (48) 3239-1579.

Para o estudante que reside a mais de dois quilômetros do núcleo que vai frequentar, e que a renda familiar é inferior a três salários mínimos, a Prefeitura fornece o passe escolar. Além disso, é garantida alimentação escolar.

Os núcleos e polos da EJA estão espalhados pela cidade: na Ilha, há no Centro, Norte, Leste e Sul, bem como na região continental. As aulas acontecem pela manhã, à tarde ou à noite, dependendo da localidade.

A EJA está organizada em dois segmentos com aulas que acontecem diariamente de segunda a sexta-feira. Nesta modalidade, o 1º segmento corresponde ao 1° ao 5° ano do ensino fundamental I e o 2° segmento refere-se ao 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Devido às especificidades dos sujeitos da EJA, foi necessário construir um modelo pedagógico próprio que levasse em consideração o interesse do educando e sua trajetória de vida.

Para isso, a partir de 2000 a EJA Florianópolis passou a trabalhar com a proposta pedagógica da pesquisa enquanto princípio educativo.

A proposta está pautada na ideia de que é possível aprender a partir das perguntas realizadas pelos estudantes nas pesquisas desenvolvidas individualmente ou em grupo.

Essas perguntas são expressas por meio de problemáticas que se configuram como unidades de planejamento. Os conteúdos são tanto decorrentes das habilidades e competências como ler, escrever, calcular, comparar e resumir, como também emergem da diversidade das problemáticas pesquisadas.