Jornada Catarinense de Psiquiatria premiou jornalistas sobre cobertura da saúde mental
A 21ª Jornada Catarinense de Psiquiatria reuniu, na sexta e no sábado (21 e 22 de novembro), especialistas de diversas áreas da saúde no Oceania Park Hotel Spa & Convention Center, em Florianópolis.
Promovido pela Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP), o evento consolidou-se mais uma vez como o maior encontro de Psiquiatria de Santa Catarina, oferecendo dois dias de debates científicos, atualização profissional e integração entre psiquiatras, médicos, residentes, profissionais de saúde e estudantes.
Do Passado ao Amanhã: as Novas Fronteiras da Psiquiatria”
Com o tema “Do Passado ao Amanhã: as Novas Fronteiras da Psiquiatria”, a programação abordou questões contemporâneas da saúde mental, como saúde da mulher, esquizofrenia, depressão, TDAH, saúde mental de profissionais e desafios éticos que permeiam a prática clínica.
A presidente da ACP, Dra. Deisy Mendes Porto, destacou que a edição deste ano teve uma relevância especial. “A Jornada reforçou nosso compromisso com a excelência na saúde mental.
Em meio às comemorações pelos 60 anos da ACP, este encontro simbolizou uma trajetória construída com dedicação, ciência e cuidado. Discutimos avanços, compartilhamos experiências práticas e fortalecemos vínculos que contribuem para uma psiquiatria mais conectada, humana e colaborativa”, afirmou.
Prêmio ACP de Jornalismo reconheceu produções que ampliam o entendimento sobre saúde mental.
Um dos momentos mais aguardados da Jornada foi a cerimônia do 1º Prêmio ACP de Jornalismo, realizada na noite de sexta-feira (21). A iniciativa homenageou trabalhos que contribuíram para desmistificar os transtornos mentais, reduzir estigmas sobre a psiquiatria e promover informação qualificada, da infância à velhice.
A ACP informou ter recebido reportagens de altíssima qualidade, representando diferentes segmentos da imprensa catarinense e nacional. Após a avaliação da Comissão Julgadora, foram anunciados os finalistas e vencedores em três categorias:
- Telejornalismo – Série: “Ansiedade não tem idade”
- Jornalismo digital: “Encarcerados de si mesmos: a luta psiquiátrica pela recuperação no Hospital de Custódia de Florianópolis”
- Áudio: “Lei do Luto Parental: entra em vigor política pública que assegura atendimento humanizado”
A solenidade ocorreu durante a confraternização de encerramento, no Oceania Park Hotel, e destacou o papel essencial da imprensa na construção de uma comunicação ética e humanizada sobre saúde mental. A ACP agradeceu a participação de todos os profissionais que submeteram seus trabalhos e reforçou seu compromisso com a valorização do jornalismo responsável.
Sobre a ACP
Fundada em 1965, a Associação Catarinense de Psiquiatria é uma entidade científica sem fins lucrativos, filiada à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A instituição atua na promoção do aprimoramento técnico e científico dos psiquiatras catarinenses e na conscientização da sociedade sobre a importância da saúde mental.
