Innovation Summit Brasil

Entre os dias 12 e 14 de agosto, a capital catarinense, Florianópolis, foi palco da primeira edição do Innovation Summit Brasil, realizado pela Rede Nacional das Associações de Inovação e Investimentos (RNAII), com correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e realização local da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) e do Sapiens Parque.

Foram três dias de atividades intensas, com workshops, encontros, reuniões de trabalho, conferências, cursos, fóruns, plenárias temáticas e sessões técnicas de apresentação de artigos. 1300 pessoas de diferentes países estiveram no evento, e mais de 80 palestrantes contribuíram para um conteúdo tão rico!

A vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, abriu a cerimônia do Innovation Summit Brasil 2019. Ela citou programas do governo estadual que são voltados para a formação de jovens em cursos técnicos na área de tecnologia.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) Marcos Pontes, também esteve presente, durante sua palestra falou que há uma série de pesquisas em curso, que têm como objetivo produzir riqueza e trazer retornos de investimentos ao Brasil.

“O MCTIC tem a função de gerar maneiras para ajudar as empresas que já existem e as que irão surgir, as sturtups. Então, o que podemos fazer para ajudar, junto com os Estados e municípios vamos fazer. Precisamos unir os esforços para um resultado cada vez mais positivo” citou o ministro.

No último dia do evento, o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, participou do painel “O Brasil Pós Reformas: Como ficam a Competitividade e a Inovação?” e ressaltou que, hoje, o país é das pequenas empresas.

“O que precisamos é torná-las ainda mais produtivas”, disse. Da Costa ainda afirmou que o projeto de lei que cria o Marco Legal de Startups deverá ser encaminhado ao Congresso Nacional até o final de 2019. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para simplificar o ambiente de negócios e estimular o surgimento de novas empresas com esse perfil.

Foto: Daiane Rodrigues

Fórum Sebrae de Inovação

Durante a tarde, o evento recebeu o Fórum Sebrae de Inovação, na entrada do fórum foi feito uma produção com arvores, folhas, dando a sensação que estávamos entrando em uma floresta. A ideia do fórum era apresentar um ecossistema de inovação com foco na geração de valor para os pequenos negócios, explorando suas interações, os caminhos que podem ser trilhados e as conexões necessárias para a inovação, o desenvolvimento tecnológico, e incremento da competitividade dos pequenos negócios.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, é necessário promover a mudança no ambiente de inovação do Brasil, já que, “é impossível ter empresas produtivas e que agregam valor sem inovar”. “Inovação é a agenda das agendas. É por meio delas que vamos fazer o Brasil ter a face mais bela. Não tem como falar de estratégia, de conceito, sem falar de inovação. É a inovação que faz os nossos processos girarem”.